Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
É de graça

Casas da Leitura promovem oficinas literárias no Mês da Consciência Negra

Marcel Malê estará na Casa da Leitura Wilson Bueno para uma oficina literária no Mês da Consciência Negra. Foto: Divulgação

A valorização da representatividade e da ancestralidade na literatura será o foco de duas oficinas promovidas pela Fundação Cultural de Curitiba durante o Mês da Consciência Negra. Voltadas ao público a partir de 16 anos, as atividades acontecem nas duas próximas quartas (12 e 19/11), na Casa da Leitura Wilson Bueno, no Portão Cultural, com inscrições gratuitas pelo Guia Curitiba.

Autores negros são destaques nas Casas da Leitura da Prefeitura de Curitiba
6 dicas de filmes com protagonismo negro para ver em novembro

Franciele Gomes, da coordenação de Literatura, explica que as oficinas estimulam o olhar crítico e a criação literária a partir das vivências e das narrativas de pessoas negras. “Especialmente para as infâncias, a literatura é essencial para reconhecer e valorizar as matrizes culturais africanas e afro-brasileiras que formam nossa identidade. Ela ajuda a romper estereótipos, fortalecer a autoestima e o senso de pertencimento das crianças negras, ao mesmo tempo em que promove uma educação antirracista”, destaca Franciele.

As oficinas integram a programação especial das Casas da Leitura de Curitiba, que neste mês oferece uma série de atividades voltadas à valorização da cultura afro-brasileira, com rodas de leitura es e contações de histórias para toda a família.

Oficina Tinta Preta em Papel Branco – Histórias Afro-Paranaenses, com Marcel Malê

No dia 12 de novembro, das 14h às 17h, o curitibano Marcel Malê conduz a oficina Tinta Preta em Papel Branco – Histórias Afro-Paranaenses, que propõe um mergulho na ancestralidade e nas raízes afro-paranaenses como ponto de partida para práticas de escrita e contação de histórias.
Malê é professor, mediador de leitura, ator de teatro e cinema, e atuou no longa Estômago, de Marcos Jorge. Em 2019, apresentou a performance [escrevedor de histórias] – edição Quilombolas em seis comunidades quilombolas do Paraná.

Oficina de Contação de Histórias, com Samara Rosa

No dia 19 de novembro, também das 14h às 17h, a educadora e contadora de histórias Samara Rosa ministra a Oficina de Contação de Histórias, voltada ao desenvolvimento da expressão oral, criatividade e valorização da literatura infantil negra.
Samara é professora da rede pública e referência na contação de histórias afro-centradas. Gravou dez episódios de contos afro-brasileiros para o podcast da Unicef e dedica sua atuação à promoção de uma infância livre, antirracista e conectada à natureza.

Serviço

Oficina Tinta Preta em Papel Branco – Histórias Afro-Paranaenses, com Marcel Malê
12 de novembro de 2025
14h às 17h
Casa da Leitura Wilson Bueno – Av. República Argentina, 3430 – Portão (Portão Cultural)
Entrada gratuita | Classificação: 16 anos

Oficina de Contação de Histórias, com Samara Rosa
19 de novembro de 2025
14h às 17h
Casa da Leitura Wilson Bueno – Av. República Argentina, 3430 – Portão (Portão Cultural)
Entrada gratuita | Classificação: 16 anos