A valorização da representatividade e da ancestralidade na literatura será o foco de duas oficinas promovidas pela Fundação Cultural de Curitiba durante o Mês da Consciência Negra. Voltadas ao público a partir de 16 anos, as atividades acontecem nas duas próximas quartas (12 e 19/11), na Casa da Leitura Wilson Bueno, no Portão Cultural, com inscrições gratuitas pelo Guia Curitiba.
Autores negros são destaques nas Casas da Leitura da Prefeitura de Curitiba
6 dicas de filmes com protagonismo negro para ver em novembro
Franciele Gomes, da coordenação de Literatura, explica que as oficinas estimulam o olhar crítico e a criação literária a partir das vivências e das narrativas de pessoas negras. “Especialmente para as infâncias, a literatura é essencial para reconhecer e valorizar as matrizes culturais africanas e afro-brasileiras que formam nossa identidade. Ela ajuda a romper estereótipos, fortalecer a autoestima e o senso de pertencimento das crianças negras, ao mesmo tempo em que promove uma educação antirracista”, destaca Franciele.
As oficinas integram a programação especial das Casas da Leitura de Curitiba, que neste mês oferece uma série de atividades voltadas à valorização da cultura afro-brasileira, com rodas de leitura es e contações de histórias para toda a família.
Oficina Tinta Preta em Papel Branco – Histórias Afro-Paranaenses, com Marcel Malê
No dia 12 de novembro, das 14h às 17h, o curitibano Marcel Malê conduz a oficina Tinta Preta em Papel Branco – Histórias Afro-Paranaenses, que propõe um mergulho na ancestralidade e nas raízes afro-paranaenses como ponto de partida para práticas de escrita e contação de histórias.
Malê é professor, mediador de leitura, ator de teatro e cinema, e atuou no longa Estômago, de Marcos Jorge. Em 2019, apresentou a performance [escrevedor de histórias] – edição Quilombolas em seis comunidades quilombolas do Paraná.
Oficina de Contação de Histórias, com Samara Rosa
No dia 19 de novembro, também das 14h às 17h, a educadora e contadora de histórias Samara Rosa ministra a Oficina de Contação de Histórias, voltada ao desenvolvimento da expressão oral, criatividade e valorização da literatura infantil negra.
Samara é professora da rede pública e referência na contação de histórias afro-centradas. Gravou dez episódios de contos afro-brasileiros para o podcast da Unicef e dedica sua atuação à promoção de uma infância livre, antirracista e conectada à natureza.
Serviço
Oficina Tinta Preta em Papel Branco – Histórias Afro-Paranaenses, com Marcel Malê
12 de novembro de 2025
14h às 17h
Casa da Leitura Wilson Bueno – Av. República Argentina, 3430 – Portão (Portão Cultural)
Entrada gratuita | Classificação: 16 anos
Oficina de Contação de Histórias, com Samara Rosa
19 de novembro de 2025
14h às 17h
Casa da Leitura Wilson Bueno – Av. República Argentina, 3430 – Portão (Portão Cultural)
Entrada gratuita | Classificação: 16 anos