Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Mês das Crianças

Casa Hoffmann se enche de imaginação com a oficina A Vontade Dança

Casa Hoffmann se enche de imaginação com a oficina A Vontade Dança. Curitiba, 16/10/2025. Foto: Cido Marques/FCC

A Casa Hoffmann está em movimento e o ritmo, desta vez, vem das crianças. No salão onde normalmente se encontram bailarinos e artistas de diferentes linguagens, agora é o corpo curioso da infância que ocupa o espaço. Desde o início da semana, meninos e meninas de 7 a 11 anos participam da oficina A Vontade Dança, proposta pela bailarina e pesquisadora Juliana Alves, que convida o grupo a criar um pequeno espetáculo a partir de gestos, sons e histórias inventadas por eles mesmos.

A oficina faz parte da programação especial da Casa Hoffmann para o Mês das Crianças e segue até sábado (18/10), quando, às 9h, será realizada a mostra de processos, aberta às famílias e ao público.

Juliana tem uma longa relação com a Casa Hoffmann. Ela participou das primeiras formações do espaço, ainda em 2003, quando começava seus estudos em dança. "A Casa Hoffmann foi uma grande impulsionadora do meu trabalho. A partir das experiências que vivi aqui, segui pesquisando e estudando em Portugal e Espanha", conta. "Trazer crianças para esse espaço é pensar no futuro, numa construção a longo prazo. É fomentar a dança como prática de corpo e de arte, e não apenas como coreografia ou espetáculo. Aqui, elas experimentam a multiplicidade desse corpo que pode criar."

Ao lado dela, a bonequeira e atriz Alyne Rocha também contribui para a oficina, trazendo a arte do teatro de bonecos como ferramenta de inspiração para o movimento. A partir de papel kraft, as crianças desenharam e recortaram seus corpos, criando bonecos que compõem a decoração cênica e fazem parte das danças.

"O boneco não é o principal, ele é uma ferramenta para visualizar ideias, inspirar o corpo da criança. Elas começam a brincar e a descobrir a dança a partir dessa visualização. É muito rico ver esse processo de descoberta acontecendo", explica Alyne.

Entre as participantes, Tais Romanoppi, de 12 anos, decidiu levar o violino para as aulas e será responsável por parte da trilha sonora da apresentação final. "Eu nunca tinha visto uma dança dessa forma, é muito diferente poder se movimentar livre assim. E é muito legal juntar as duas artes que eu amo na apresentação", contou, animada.

As famílias também acompanham de perto a experiência. A mãe Gabriela Rubim Tuasa, que tem três filhos participando de atividades oferecidas pela Prefeitura de Curitiba, elogia a diversidade cultural da cidade. "Meus filhos fazem várias atividades extracurriculares: o Rafa está no futebol e na natação, e as meninas no balé e no MusicaR. É muito bom ver como a cidade oferece tantas opções culturais. A gente até tem que se organizar para dar conta de tudo o que está acontecendo", comenta, sorrindo.

Para muitos pais, a oficina chega no momento certo. "É um ótimo estímulo corporal. Ela não tem aula essa semana, e a programação calhou no melhor momento", disse Marco Schonertt, pai de Maria Júlia, de 11 anos, observando o ensaio.

Serviço

Oficina A Vontade Dança
Data: sábado, 18 de outubro
Horário: das 9h às 12h (mostra de processos a partir das 9h, aberta ao público)
Local: Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento
Endereço: Rua Claudino dos Santos, 58 – Largo da Ordem