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Servidor Público

Cartão Qualidade paga compras diretamente no caixa

A partir desta semana, as compras realizadas na rede de supermercados Condor podem ser pagas diretamente no caixa, com o Cartão Qualidade da Prefeitura. Foto: Divulgação

Os servidores municipais de Curitiba já podem aproveitar mais uma vantagem do Cartão Qualidade, desenvolvido pelo Instituto Curitiba de Informática (ICI). A partir desta semana, as compras realizadas na rede de supermercados Condor podem ser pagas diretamente no caixa, nas leitoras comuns de transferência eletrônica de fundos (TEF), permitindo grande economia de tempo aos usuários. Até agora, o pagamento era realizado em máquinas dispostas em locais diferentes em cada estabelecimento comercial.

Servidora municipal há 25 anos, Lucymara Correia utiliza frequentemente o Cartão Qualidade no mercado. “Antes era preciso deixar as sacolas, esperar um funcionário acompanhar você até outro guichê e liberar a compra para só então voltar e pegar a nota fiscal”, lembra a cerimonialista da Prefeitura. A agente administrativa Maria Terezinha Ramos Sanches elogia a nova facilidade. “E como a tecnologia corre em uma velocidade cada vez maior, com certeza o cartão será ainda mais aperfeiçoado”, opina.

Administrado pelo ICI, o Cartão Qualidade é um smart-card que oferece benefícios para o servidor municipal. Entre as funcionalidades está o uso do dispositivo como cartão de compras com débito em folha de pagamento. Com ele o servidor tem acesso a até 20% de seu salário de maneira consignada em cerca de 280 estabelecimentos comerciais, como mercados, restaurantes, farmácias, postos de combustíveis, entre outros.  Atualmente são cerca de 40 mil usuários, responsáveis por mais de 200 mil transações mensais.

Leitoras - O uso do cartão diretamente em leitoras de TEF é apenas uma das muitas melhorias desenvolvidas pelo ICI para o Cartão Qualidade. Desde março, por exemplo, quem atinge 80% de uso do saldo do cartão é notificado por SMS (Short Message Service), facilitando o controle pessoal. A cerimonialista Luisa de Lima já recebeu uma mensagem no celular com o aviso e acredita que isso deve aumentar a segurança do servidor em relação aos gastos pessoais. Ela lembra ainda que a recarga automática do cartão, realizada no dia 21 de cada mês, auxilia o servidor, pois já não é preciso enfrentar fila para fazer a operação pessoalmente.

Outra etapa envolvida na otimização do Cartão Qualidade é a modernização dos equipamentos utilizados, com a disponibilização de novas 500 leitoras para as lojas. Os aparelhos estão sendo distribuídos pelo ICI.

Mais funcionalidades -  O ICI ainda está trabalhando na integração entre Cartão Qualidade e Passaporte Curitiba (veja www.passaportecuritiba.org.br). O objetivo é possibilitar ao cidadão a utilização de diversos serviços da Prefeitura Municipal de Curitiba através de um único cartão. A inclusão das funcionalidades Vale-Refeição, Vale-Alimentação e Vale-Transporte no cartão também estão entre os objetivos do instituto.

Observando o crescimento do uso de dispositivos móveis pela população curitibana, o ICI iniciou o desenvolvimento de aplicativos para os sistemas operacionais Android e com acesso à internet para a consulta de saldo do Cartão Qualidade e uso de outros serviços.  Outro avanço previsto para o primeiro semestre de 2012 é a revitalização da Central de Atendimento ao Usuário do cartão.