Os procedimentos de carreira dos servidores da Prefeitura de Curitiba foram o tema central da reunião realizada nesta sexta-feira (3/10), com a participação de gestores da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoal (SMGP) e integrantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc). O debate foi realizado na sede do IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba), no Edifício Delta, no Alto da Glória.
A superintendente da SMGP, Silvia Cherubin, e o assessor Willian Lubke destacaram a importância de se estabelecer a concorrência nos procedimentos de carreira, conforme prevê a legislação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores da Prefeitura de Curitiba.
Eles apontaram aspectos considerados importantes, tais como isonomia, mérito e alinhamento com as diretrizes de valorização por desempenho e qualificação dos servidores.
“Isso passa também pela gestão estratégica de pessoal, dentro do atual modelo de desenvolvimento nas carreiras municipais”, afirmou a superintendente.
Ela reforçou ainda que a medida preserva o equilíbrio entre as progressões possíveis e a capacidade organizacional e orçamentária do Município.
Cherubin disse que poderá submeter à comissão técnica a contagem do tempo de serviço para futuros procedimentos de crescimento de carreira, conforme sugeriram os servidores.
Quanto à licença para tratamento de saúde, critério que é levado em conta nos procedimentos, Silvia e Willian explicaram que seu controle visa assegurar a equidade entre os participantes e refletir o vínculo efetivo com as atividades que o servidor exerce. “Ele é necessário para valorizar a contribuição contínua do servidor aos resultados da equipe e ao desempenho institucional, princípio fundamental do novo modelo de desenvolvimento na carreira”, declararam.
Eles conversaram ainda sobre a transição de carreira, como a que está em andamento atualmente para servidores da Educação, da Saúde e da Defesa Social que estão na parte especial da tabela salarial.
De acordo com os representantes da SMGP, a legislação já prevê a possibilidade de ampliação do percentual de vagas nas transições, conforme justificativa técnica e limites orçamentários.
Também participaram da reunião o diretor do Departamento de Políticas de Pessoal da SMGP, Thiago Ribeiro dos Santos, e a chefe do Núcleo e Gestão de Pessoal – Central, Ailema Ihon.
As atas desta e de todas as reuniões de negociação com os sindicatos podem ser conferidas pelo Portal do Servidor.