Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
No Fazendinha

Candidatos chegam cedo para buscar uma vaga no Mutirão de Empregos

Mutirão do emprego na Regional do Portão realizado na Rua da Cidadania do Fazendinha. Curitiba, 20/08/2025. Foto: Valquir Kiu Aureliano/SECOM

A Prefeitura de Curitiba, por meio do programa Emprega Curitiba, promoveu nesta quarta-feira (20/8) o Mutirão de Empregos. Os primeiros interessados nas vagas chegaram na Rua da Cidadania do Fazendinha para retirar senha de atendimento às 5h da manhã. 

Pouco depois, centenas de candidatos já formavam fila aguardando o início das atividades: além das oportunidades de emprego, foram oferecidos apoio na elaboração de currículos, orientações sobre como se portar em entrevistas e espaço para impressão de fotocópias, permitindo que os participantes entregassem seus documentos a várias empresas.

O evento reuniu mais de 60 empresas, com cerca de 7 mil vagas disponíveis em diversos setores. O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, destacou a importância do evento.

“Vivemos um momento de pleno emprego na nossa cidade, ou seja, temos mais vagas que pessoas procurando. Em eventos como as feiras e os mutirões conseguimos aproximar quem busca uma oportunidade das empresas que precisam de mão de obra”, afirmou.


Histórias de sucesso

Lioneidi Tavares Souza Melo saiu do mutirão já com entrevista agendada em uma fábrica que estava recrutando no local. Natural de Manaus, onde atuava na indústria, ela está em Curitiba desde março. “Estou muito feliz de já conseguir uma oportunidade na primeira empresa que procurei aqui no mutirão. Estou animada para começar a trabalhar”, disse.

Lucas Gonçalves Moreira passou por três empresas até ser pré-aprovado em uma delas, onde deverá apresentar documentos para iniciar o trabalho. Com experiência em atividades em altura, nos últimos meses ele vinha sobrevivendo de serviços diários. “As contas não param, né? Então é importante ter estabilidade. Agora vou trabalhar de carteira assinada”, comemorou.

Carla Vargas Guisti ainda não garantiu uma vaga, mas elogiou a organização do evento. Tradutora de inglês para português, ela busca complementar a renda. “A estrutura montada aqui facilita muito a vida de quem procura emprego, porque é possível escolher entre muitas vagas e até atualizar o currículo se for necessário”, afirmou.

Presenças

Participaram da abertura do mutirão o secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Paulo Rogério do Carmo; os superintendentes da SMDEI, Bernardo Santoro e Sérgio Bento; o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão; o diretor de Qualificação para o Trabalho e vice-presidente do Conselho Municipal de Relações de Trabalho, Fabiano Vilaruel; o administrador regional do Portão/Fazendinha, Rodrigo Reis; a gerente de recrutamentos e contratos da Gerar (Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional), Rosane Imbrunisio; e a RP de eventos da Gerar, Kelly Lima.