Na sexta-feira (3/10), Curitiba foi reconhecida nacionalmente pela inovação em educação no trânsito e segurança viária. A campanha Ponto Cego e a iniciativa das botoeiras inteligentes foram reconhecidas em duas categorias do Prêmio Senatran, iniciativa do Ministério dos Transportes e da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que visa valorizar iniciativas, projetos, soluções tecnológicas e produções acadêmicas voltadas à redução de acidentes, e que incentivam a adesão ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), tanto pela sociedade como órgãos governamentais.
O secretário de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna, destaca que este reconhecimento demonstra que o trabalho educativo e preventivo realizado pela secretaria é fundamental para garantir a segurança viária e reduzir as mortes e os acidentes. Curitiba também cumpre o importante papel de servir de exemplo para outras cidades, não só do Brasil, mas do mundo inteiro, segundo o secretário. “Já estamos inscritos em outros concursos para que os nossos programas sejam reconhecidos e para que também sirvam de exemplo para ajudar na preservação da integridade física das pessoas”, concluiu.
Para o superintendente de Trânsito, Bruno Pessuti, o prêmio é o reconhecimento de que Curitiba está fazendo a diferença para salvar vidas no trânsito. “Nós precisamos fazer a diferença, para mostrar que todas as vidas importam", afirmou.
Campanha Ponto Cego
A campanha Ponto Cego foi lançada durante o Maio Amarelo. Os ônibus do transporte coletivo foram adesivados com alertas, indicando as áreas ao redor do veículo (principalmente nas laterais e na traseira) onde o motorista tem baixa visibilidade. A quantidade de pontos cegos varia de seis a dez, dependendo do modelo do ônibus. No caso dos biarticulados, são dez.
Também foi realizada uma blitz educativa vivencial, a primeira do tipo no Brasil. Os cidadãos foram convidados a sentar na cadeira de um motorista de ônibus biarticulado, para observar na prática os pontos cegos do veículo.
Botoeiras inteligentes
Criada em 2015, a iniciativa das botoeiras inteligentes amplia a segurança de idosos e pessoas com deficiência ao integrar o cartão transporte da Urbs aos semáforos. O sistema prolonga automaticamente o tempo de travessia e emite alertas sonoros e visuais, garantindo mais acessibilidade.
Segundo dados fornecidos pelo Batalhão da Polícia de Trânsito do Paraná (BPTran), foi possível notar uma queda de 84% no número de atropelamentos entre 2015 e 2025 onde os dispositivos foram instalados. A cidade já conta com mais de 198 dispositivos ativos em 51 cruzamentos.
De acordo com a diretora da Escola Pública ABC Trânsito, Melissa Puertas Sampaio, idealizadora do projeto, que também faz parte da Câmara Temática de Educação (CONTRAN), o prêmio Senatran é o reconhecimento mais importante do Brasil em relação às campanhas de educação para o trânsito. Além disso, graças à visibilidade, os projetos podem se propagar para outros estados.
"Pensar e implementar soluções que trazem mais segurança aos passageiros, pedestres e profissionais do sistema de transporte coletivo de Curitiba faz parte do papel da Urbs como empresa gestora deste serviço público essencial, que favorece o ir e vir das pessoas no dia a dia da nossa cidade. As premiações nos orgulham, felicitam nossas equipes e fazem aumentar nosso comprometimento com a população", disse Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.