Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Gesto de amor

Campanha Doe Sangue Pelo Esporte mobilizou 1,5 mil doadores

Evento de encerramento da campanha Doe Sangue Pelo Esporte. O evento contou com a participação do Prefeito Rafael Greca, Vice Prefeito Eduardo Pimentel, Secretário Carlos Pijak Jr - Curitiba, 05/07/2022 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Foi encerrada na tarde desta terça-feira (5/7) a campanha Doe Sangue Pelo Esporte, que teve como objetivo promover a doação de sangue e atualizar o cadastro de doadores de medula óssea. A ação de solidariedade foi desenvolvida no período de 3 de maio a 30 de junho  deste ano e foi promovida pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) em parceria com o Hemepar – Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná e Biobanco HC.

“Agradecemos aos atletas, aos clubes pelas camisas oficiais e a todos os doadores pela doação de sangue, que é muito importante para salvar vidas”, disse o prefeito Rafael Greca, que participou doi encerramento da campanha ao lado do vice Eduardo Pimentel.

A campanha teve contrapartida social dos beneficiários do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte com participação aberta a toda população. A ideia foi incentivar as doações utilizando a imagem de esportistas, beneficiários do incentivo ao esporte, como embaixadores desta ação. Durantenove semanas, foram mobilizados mais de 1.500 doadores de sangue e medula óssea e as doações de sangue da campanha ajudaram a salvar até 5 mil vidas (cada doação pode ajudar até quatro pessoas).

Em 2022 a Campanha Doe Sangue pelo Esporte contou com o apoio dos times de futebol da capital paranaense: Coritiba, Athletico Paranaense e Paraná Clube, que unidos nesta ação solidária apoiaram a divulgação e ofereceram cada um, uma camisa autografada por seus jogadores que foram entregues pelo prefeito aos doadores sorteados.

Entidades beneficiadas do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte, como a Federação Paranaense de Judô, Federação de Futebol Americano, Federação Paranaense de Badminton, Associação Curitiba de Vôlei de Praia e Vita Beach Tennis, também doaram camisetas e acessórios para serem sorteados.

“Esta é uma campanhas educativa que cria o hábito e a cultura da doação de sangue em nossa sociedade, integrando esta ação na rotina das pessoas e são essenciais para criarmos uma prática habitual da doação de sangue em nossa sociedade, principalmente no inverno, período em que ocorre uma queda abrupta no número de doações”, disse o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude Carlos Pijak Jr.

Gratidaão eterna

Por seu lado, o prefeito Rafael Greca também fez questão de agradecer a presença da paciente Eliane Aparecida dos Santos que é portadora de Talassemia e recebe bolsas de sangue mensalmente.

“É por pessoas como a Eliane que realizamos nosso trabalho. Nós admiramos a Eliane por dividir conosco seu caso de vida, que com certeza vai provocar a consciência dos curitibanos sobre a importância da doação de sangue. Ajudar quem mais precisa é fundamental para o bem estar de todos. Doar sangue deve estar em nosso cotidiano porque assim conseguimos salvar vidas”, disse Greca.

Emocionada, Eliane agradeceu pelo gesto fez um apelo para que as doações continuem.

“As pessoas que necessitam de sangue como eu são eternamente gratas por esta ação dos doadores e da Prefeitura de Curitiba. Sangue salva vidas e quantos mais pessoas doarem mais vidas são salvas”, disse Eliane.

Apresentação

Durante a cerimônia as praticantes de Tai Chi Chuan e Kung Fu Shaolin do Norte, Kitty de Oliveira Silva e Aline Fabienski fizeram uma apresentação com leques chineses.

Participaram também do evento a diretora do HEMEPAR (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná) Liana Andrade Labres de Souza; o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos; o presidente Instituto Municipal de Administração Pública, Alexandre Matschinske; o secretário municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, Cristiano Hotz; a administradora da Rregional Matriz, Rafaela Lupion; o chefe da Unidade Transfusional Hemonúcleo Biobanco - Complexo Hospital de Clínicas, Rodrigo Ramos dos Santos; o diretor de Esporte da Smelj, Helton Diogo Mallo Stais; o assessor especial de Articulação Política, Lucas Navarro de Souza;  o diretor financeiro da Funcap (Athletico Paranaense), Roberto Bonnet; João Carlos Frumento (Coordenação de Marketing do Coritiba); 2º vice-presidente do Paraná Clube, Flávio Zonta; Eduardo Tourinho Gomes (Federação Paranaense de Futebol Americano); representante do Vôlei de Praia – ACVP – Leonardo Sindice da Silva; Carlos Kussumoto (Federação Paranaense de Judô); Rogério Oliveira (Federação Paranaense de Badminton); o coordenador do Instituto Ícaro Marcolin, Eduardo Marcolin e o diretor da Associação de Kung Fu e Tai Chi Chuan Shaolin do Norte, Jorge Senda.

Resultado do sorteio final da Campanha Doe Sangue pelo Esporte – 2022

Geane Maria Joenck – 1 Camiseta Badminton