Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Ação Social

Campanha Doe Calor atendeu 225 mil pessoas

Cerimônia de encerramento da campanha "Doe Calor" que atendeu um total de 225.658 pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social de maio a setembro deste ano. Foto: Daniel Caron/FAS

A campanha Doe Calor, de arrecadação e distribuição de agasalhos, calçados e cobertores, atendeu um total de 225.658 pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social de maio a setembro deste ano. O balanço da campanha foi feito nesta segunda-feira (11), na Prefeitura de Curitiba, durante café da manhã realizado com a presença do prefeito Gustavo Fruet, das presidentes da Fundação de Ação Social (FAS), Marcia Oleskovicz Fruet, e do Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC), Francisca Cury, e de representantes dos principais doadores da campanha.

As doações feitas por pessoas e empresas foram entregues nos mais de 1,5 mil postos de coleta espalhados pela capital e  somaram mais de 305 mil peças de roupas. Além dessa doação, o IPCC adquiriu e repassou para a FAS mais de 60 mil cobertores e 20 mil agasalhos novos.

Segundo Fruet, o sucesso da campanha mostra o comprometimento com o reequilíbrio social da cidade. “O envolvimento dos cidadãos e dos empresários, junto com a administração municipal, é muito importante e queremos aprofundar cada vez mais essa relação. Esses mais de 220 mil atendimentos são a prova de que a ajuda realmente chega e faz a diferença. Além das doações, os gestos de carinho fazem com que as pessoas se sintam acolhidas e lembradas”, disse.

Realizada pelo IPCC e pela FAS, a Doe Calor teve início em maio e as coletas de donativos encerraram no dia 31 de agosto. “Tivemos um volume de doações tão grande que mesmo depois de terminado o período de coleta, pudemos continuar a atender as famílias que ainda precisavam de donativos”, afirmou a presidente da FAS, Marcia Fruet. “A grande vitória deste ano foi não perder ninguém para o frio. Essa foi a nossa meta, abraçada por todos os curitibanos que participaram da campanha e mostraram grande espírito solidário”, completou.

A campanha Doe Calor de 2013 teve uma mudança em sua forma de distribuição de agasalhos e cobertores. Neste ano, as famílias em situação de vulnerabilidade e risco social receberam os donativos depois de solicitarem diretamente aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximos de sua residência. “Com isso, os pedidos foram entregues conforme a necessidade de cada família, após avaliação da equipe de serviço social dos Cras. Nenhuma solicitação feita nos Cras deixou de ser atendida. Instituições de reconhecido trabalho na área social também receberam doações diretas”, disse a presidente do IPCC, Francisca Cury.

Frio

O ano de 2013 registrou um dos invernos mais rigorosos da última década, com as temperaturas mais baixas desde 2000. Até neve voltou a cair na cidade depois de 38 anos. Mas graças ao esforço de servidores e funcionários da FAS e do IPCC, nenhuma pessoa morreu vítima de complicações de hipotermia neste ano. Para alcançar este resultado, a FAS reforçou o atendimento da Central de Resgate Social durante os dias mais frios do ano, ampliando o número de equipes no serviço de busca ativa e abrindo 300 vagas emergenciais de acolhimento. A Fundação também implantou o acolhimento para animais de estimação de moradores de rua, tornando o serviço mais acolhedor para esta população.

A FAS e o IPCC deram, ainda, suporte a iniciativas da sociedade civil de arrecadação e distribuição de cobertores nas ruas da cidade nos dias mais frios do ano, oferecendo apoio logístico aos grupos e fazendo o encaminhamento de moradores de rua que optaram pelo serviço público de acolhimento.

Disque Solidariedade

 Mesmo com o fim da Doe Calor, o trabalho de atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social continua a ser executado pela FAS e pelo IPCC. Através do número 156, quem tiver doações de roupas, móveis, eletrodomésticos e até mesmo materiais de construção pode entrar em contato com o Disque Solidariedade – serviço de recebimento de donativos –, que faz a coleta, triagem e o encaminhamento das doações.