A campanha interativa de elaboração do selo comemorativo dos 320 anos de Curitiba já tem cerca de 2,1 mil participações. Os selos, criados por pessoas e entidades, estão todos publicados na página www.curitiba320.com.br, e refletem a diversidade de visões sobre a cidade.
“O Pinheiro do Paraná é a minha casa, a minha origem. Quando viajo sinto falta dele no meu horizonte”, afirma Cristina Pessini, que mora no bairro da Fazendinha e ficou sabendo da campanha Curitiba 320 pelo Facebook. Ela teve seu trabalho – um selo que tem no centro a araucária, árvore-simbolo do Estado – publicado em uma das peças publicitárias da campanha. A foto é da própria Cristina, que é formada em Educação Física e agora está migrando para a fotografia como nova opção de trabalho.
Andréa Santos, moradora do Boqueirão, também se inspirou na paisagem da cidade para escolher a imagem que ilustra seu selo. Ícone arquitetônico da cidade, o Jardim Botânico à noite, iluminado pelo efeito de luzes especiais, foi a imagem escolhida pela assistente contábil. “Acho um dos pontos mais bonitos de Curitiba. É um local tranquilo. Um lugar para fugir da correria”, diz. Andréa tomou conhecimento da campanha pelo rádio, achou “interessante” e quis participar.
“Achei interessante participar para mostrar o meu ponto de vista. A campanha mostra o que o curitibano pensa da cidade, não só pelo olhar de outros que vêm de fora”, afirma Andréa.
Iniciada pela página própria na internet, a campanha se amplia espontaneamente pelas redes sociais e também por meio de espaços publicitários em jornais e emissoras de rádio e televisão. No portal da Prefeitura na internet, o banner da campanha teve até agora 3,5 mil acessos. O aplicativo da campanha no Facebook (apps.facebook.com/parabenscuritiba) já teve mais de 16 mil downloads.
Cristina Pessini utilizou essa mídia social para compartilhar o selo que criou com sua rede. “Publiquei meu selo e muitos deram 1curtir1. É a partir desse tipo de campanha que se começa a valorizar a cidade. A gente só cuida e respeita o que conhece, e quando pode participar”, diz.
Como participar
Pela internet, basta acessar a página www.curitiba320.com.br ou então o aplicativo do Facebook, onde está disponível uma logomarca dos 320 anos em branco. Pessoas, empresas, escolas e outras organizações podem preencher o selo da forma que desejarem – com pinturas, colagens, fotografias, imagens, desenhos, grafites.
Todas as logos são publicadas no site com o nome do respectivo autor. Artistas, fotógrafos e cineastas da cidade já contribuíram com suas intervenções – entre eles Sila Lima Fernando Ziviani, Paulo de Almeida, Paulo Munhoz, Rettamozzo, Juliana Stein, Fabrizio Andriani, Cláudia de Lara, Sandra Hiramoto e José Aguiar.
Os jornais Gazeta do Povo e Tribuna do Paraná, parceiros da campanha, publicaram logos em branco para a contribuição de seus leitores nas edições de sábado (9), domingo (10) e segunda-feira (11). Os trabalhos podem ser entregues nas lojas da Gazeta do Povo nos bairros, nas Ruas da Cidadania e nos pontos de informações turísticas da cidade. Todos serão publicados no site Curitiba 320.
Nas regionais administrativas da Prefeitura também foram instalados murais com o selo comemorativo para receber intervenções da população.