A um mês do encerramento, a Campanha do Agasalho 2025 da Prefeitura de Curitiba já superou a meta de arrecadações estabelecida pelos organizadores. Nesta quinta-feira (21/8), a Fundação de Ação Social (FAS), que coordena o trabalho, contabilizou 343.201 peças arrecadadas, ultrapassando o resultado de 2024, que foi de 342.750.
A campanha arrecada roupas, calçados, cobertores e itens de cama que são distribuídos a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Ainda é possível doar. Veja os locais.
Madrinha da campanha, a primeira-dama, Paula Mocelin, comemorou o recorde. “Quero agradecer a todos que se engajaram nesta linda ação e nos ajudaram a chegar a mais de 343 mil peças arrecadadas. Esse resultado só foi possível graças às empresas parceiras, aos voluntários que ajudam na triagem, à equipe da FAS e, principalmente, aos curitibanos, que são sempre muito solidários”, destacou.
O presidente da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues, reforça que a mobilização continua. “Ainda temos um mês pela frente e muitas pessoas para atender. Por isso, convido todos a continuar com as doações. Cada peça faz diferença na vida de quem mais precisa.”
Doações prioritárias
Renan pede a doação especialmente de roupas masculinas, importantes para o atendimento à população em situação de rua, formada em sua maioria por homens. “Recebemos poucas roupas masculinas, que são fundamentais para proteger do frio quem mais sofre com as baixas temperaturas”, explicou.
Até o momento, do total arrecadado, 159.886 peças (46%) são femininas. O restante se divide entre roupas infantis, masculinas, roupas de cama, cobertores e calçados.
Com as doações, o Disque Solidariedade, serviço da FAS responsável pelo recebimento, triagem e distribuição das peças, já atendeu 1.275 solicitações de roupas encaminhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e unidades de atendimento à população em situação de rua. O número representa 87% dos pedidos recebidos.
Âncora
Onde doar
A Campanha do Agasalho 2025 conta atualmente com 112 parceiros externos e 270 pontos de arrecadação espalhados pela cidade, incluindo escolas, hospitais, comércios, instituições e órgãos públicos.
Quem deseja se cadastrar como ponto de coleta pode escrever para disque@curitiba.pr.gov.br. O Disque Solidariedade é responsável por recolher, triar e destinar todas as doações.
Confira aqui os pontos de coleta disponíveis.