A Camerata Antiqua de Curitiba se apresenta em Paranaguá, na quinta-feira (31/7), às 20h, com um concerto em homenagem aos 377 anos da cidade mais antiga do estado. A apresentação será realizada na Catedral de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário, um dos principais cartões-postais do município. A entrada é gratuita e a Paróquia sugere a doação de 1 kg de alimento não perecível.
De origami a balé, mais de 77 opções de cursos culturais movimentam as regionais de Curitiba
Últimos dias para garantir sua vaga no coral gratuito do Nosso Canto em Curitiba
Com direção musical da maestrina Mara Campos e participação da soprano Ornella de Lucca, o concerto integra a programação oficial de aniversário de Paranaguá e oferece ao público um repertório que mescla tradição, espiritualidade e brasilidade, com obras de compositores nacionais e internacionais.
“Levar a Camerata a Paranaguá é uma forma de reconhecer a importância histórica e cultural dessa cidade para o Paraná. É também uma oportunidade de aproximar o público do litoral da música de concerto, levando um repertório escolhido para dialogar com a identidade e a memória do nosso estado”, afirma Janete Andrade, coordenadora da Camerata.
Programa
Na abertura, duas homenagens emblemáticas à identidade paranaense: a Marcha para Curitiba e o Hino do Paraná, ambos compostos por Bento Mossurunga, com versos de Ciro Silva e Domingos Nascimento. As obras resgatam o sentimento cívico e a memória cultural do estado. Em seguida, a soprano Ornella de Lucca interpreta duas das mais conhecidas obras vocais de Heitor Villa-Lobos: a Ária (Cantilena) das Bachianas Brasileiras nº 5 e a Melodia Sentimental, retirada da trilha sinfônica Floresta do Amazonas.
O programa segue a Valsa Acadêmica, de Brasílio Itiberê, em versão para cordas de Ernani Aguiar, e com Bajulans, do mestre colonial Manoel Dias de Oliveira. A sonoridade barroca retorna com And He Shall Purify e o célebre Hallelujah, do Messias de Händel, além da espiritualidade de Jesus bleibet meine Freude, de Johann Sebastian Bach.
Também compõem o concerto duas obras contemporâneas que exploram a expressividade coral: o Benedictus da Misatango, do argentino Martín Palmeri, que funde liturgia e tango, e The Ground, do norueguês Ola Gjeilo, uma peça extraída da Sunrise Mass. A música brasileira atual está representada em Sina de Cantador, de Edmundo Villani-Côrtes, com poesia de Júlio Bellodi.
Paranaguá
Paranaguá, fundada em 1648, é berço de riquezas culturais e naturais. Além de abrigar o maior porto do Paraná, preserva um centro histórico com igrejas coloniais e monumentos que testemunham o passado luso-brasileiro. O concerto na Catedral, símbolo arquitetônico da cidade, celebra esse patrimônio ao unir arte e fé em um momento de celebração e contemplação.
Sobre o grupo
A Camerata Antiqua de Curitiba, grupo mantido pela Prefeitura de Curitiba e pela Fundação Cultural de Curitiba, por meio do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), é referência nacional na música de concerto. Com meio século de história, destaca-se por sua versatilidade ao interpretar desde o repertório sacro renascentista até composições contemporâneas, sempre com excelência artística.
Serviço
Camerata Antiqua de Curitiba
Direção musical: Mara Campos
Soprano solo: Ornella de Lucca
Catedral de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário – Paranaguá (R. Prof. Cleto, 26 - Centro Histórico)
31 de julho (quinta-feira), 20h
Entrada gratuita (sugestão: 1 kg de alimento não perecível)