O prefeito Rafael Greca e a primeira-dama Margarita Sansone assistiram, na noite desta quinta-feira (19/4), ao concerto da Camerata Antiqua de Curitiba em homenagem aos 70 anos de Israel. A independência do país do Oriente Médio foi comemorada junto à comunidade judaica de Curitiba na sinagoga Beit Yaacov, que fica no Centro Cívico.
“Quero agradecer ao Rabino Pablo Berman pela abertura desse templo para esta manifestação de cultura, de simpatia e homenagem pelo povo israelense”, disse o prefeito ao se dirigir às autoridades presentes na abertura do evento.
O programa da noite, executado pelos músicos da orquestra e do coro, regidos por Mara Campos, começou com os hinos nacional brasileiro e de Israel, com solo de Luciana Melamed.
O público ainda pode conferir as peças Ubi caritas, de Ola Gjeilo; As Quatro Estações (1º movimento), de Antonio Vivaldi; Prelúdio da Bachiana Brasileira nº 4, Bachiana Brasileira nº 5, Floresta do Amazonas e Melodia Sentimental, de Heitor Villa-Lobos; Poemas de Hila Plitmann e Five Hebrew Love Songs, de Eric Whitacre; e Sina do Cantador e Frevo Fugato, de Edmundo Villâni-Côrtes.
O presidente da Comunidade Israelita do Paraná, Charles London, fez um agradecimento especial à Prefeitura e à Fundação Cultural de Curitiba que tornaram possível a abertura das comemorações da independência de Israel na noite de quinta-feira (19/4).
“Com muito orgulho recebemos o prefeito Rafael Greca, a primeira-dama Margarita Sansone e os representantes da Fundação Cultural que se esforçaram tanto para atender ao nosso pedido”, destacou.
Legado
O prefeito lembrou, ainda, de toda a contribuição da comunidade judaica para a cidade de Curitiba. “Foi aqui que Bernardino Schulman escreveu o primeiro manifesto antinazista em língua portuguesa, que os dois prefeitos e antecessores Saul Raiz e Jaime Lerner delinearam as diretrizes de um urbanismo que encantou o Brasil e conquistou o mundo; e que tantos outros contribuíram para o grande nome de nossa cidade”, citou.
Antes do espetáculo, Greca visitou a exposição 'Alto Como o Infinito' - A Resiliência dos Sobreviventes da Shoá - com objetos e fotografias antigas de sobreviventes do Holocausto e de suas famílias, no hall da sinagoga, montada pelo Museu do Holocausto de Curitiba.
Desde 1948
O Estado de Israel foi criado com o fim do mandato britânico em 14 de maio de 1948. A data é comemorada pelos judeus em todo o mundo em uma festa conhecida como Yom Haatzmaut (Dia da Independência traduzido do hebraico), conforme o calendário judaico, de base lunar.
Presenças
Estiveram presentes o vice-presidente da Federação Israelita do Paraná, Isac Baril; demais presidentes de entidades da Comunidade Israelita; o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; o presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Marino Júnior; o vereador Pier Petruzziello; o cônsul da Argentina em Curitiba, Pedro Ezequiel Marotta; e a vice-cônsul da República da Polônia em Curitiba, Dorota Ortynska.