Com 51 anos de trajetória e formada por músicos dedicados à excelência artística, a Camerata Antiqua de Curitiba está em busca de novas vozes para compor seu coro. O Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac) lançou edital com a abertura de processo seletivo para musicistas dos naipes de sopranos e contraltos, com formação de cadastro de reserva. As inscrições vão até 4 de junho.
São cinco vagas imediatas — duas para sopranos e três para contraltos — podendo ser preenchidas por cantores com registros de mezzo-soprano, contralto ou contratenor. O processo seletivo será realizado em duas fases: a primeira, eliminatória, com análise de currículo e envio de material audiovisual; e a segunda, classificatória, com provas práticas presenciais na Capela Santa Maria, de 30 de junho a 2 de julho.
As provas práticas da segunda fase incluirão leitura à primeira vista (solfejo), peças de confronto e uma obra de livre escolha, todas avaliadas por banca especializada. Os aprovados atuarão em ensaios diários, concertos, gravações e turnês, além de integrarem projetos educativos e comunitários da Camerata.
A jornada de trabalho será de 25 horas semanais, com contrato regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), incluindo benefícios como vale-alimentação e plano de saúde com coparticipação. O salário bruto mensal é de R$ 5.670,00.
A Camerata Antiqua de Curitiba
Criada em 1974, a Camerata Antiqua de Curitiba é um dos mais importantes grupos musicais do Brasil. Formada por coro e orquestra, é referência na interpretação de música antiga e também no repertório contemporâneo, com ênfase em compositores brasileiros.
Mantida pela Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural e administrada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura, tem sede oficial na Capela Santa Maria. Com 51 anos de história, já realizou turnês internacionais, gravou diversos discos, mantém uma agenda anual de concertos e desenvolve reconhecidos programas sociais e educativos.