Cresceu de 41 para 110 o número de empresas e órgãos públicos participantes da Câmara de Inclusão no Mundo do Trabalho (Cimt) de Curitiba entre 2017 e 2024, período correspondente à gestão do prefeito Rafael Greca. A câmara é o fórum bimestral de troca de ideias e experiências para tornar as organizações mais acessíveis e abertas aos trabalhadores do segmento.
A informação foi dada pelo coordenador do Setor de Apoio à Empregabilidade do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência (DPCD), Adriano Laurindo, durante a última reunião anual da Cimt. “Esse resultado faz parte do legado dessa gestão e, na prática, significa mais possibilidades de empregos para o nosso público”, observou a coordenadora do DPCD, Denise Moraes, durante a abertura da reunião.
O encontro aconteceu nesta quinta-feira (5/12), na sede do DPCD, e reuniu também organizações que estão começando a participar das atividades do fórum por meio do debate de ideias, da apresentação de sugestões e oferta de vagas para trabalhadores do segmento.
Boas práticas
Foi o caso da Furukawa Industrial Optoeletrônica, instalada na Cidade Industrial. Além de empregar colaboradores com deficiência, a empresa foi qualificada no 2º Prêmio Viva Inclusão com um Certificado de Boas Práticas pelo projeto “Empregabilidade de pessoas com deficiência: mais que inclusão, um compromisso social”.
A Furukawa foi convidada para apresentar sua experiência na Cimt e foi representada pela coordenadora da área de gestão de talentos e responsabilidade social, Sandra Vaccaro, além das integrantes do setor Cristiane Ribeiro e Suéli Correia da Silva. “Temos um grupo voltado para a diversidade dentro da organização. Como resultado, nesse momento contamos com 68 pessoas com deficiência empregadas num universo de 1.200. E queremos ampliar esse número”, destacou Sandra.
Também participaram do encontro da Cimt representantes do Complexo Hospitalar do Trabalhador, PCD Web, GRSA, Herbarium, ICI, Bellinati Perez, HWB Automotive e Master Vigilância.