Professores das 185 escolas municipais de Curitiba já têm à disposição 22 dos 35 Cadernos Pedagógicos previstos para 2017 para consulta, adaptação e aplicação. Os conteúdos são elaborados pela equipe do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal da Educação, baseados no currículo da rede municipal e em temas trabalhados nas formações.
A elaboração dos cadernos é feita a partir de critérios rigorosos e, com o plano de desenvolvimento profissional da secretaria, é um importante investimento da administração municipal na qualidade da educação. A cada mês, de acordo com o cronograma de formação, são disponibilizados no portal Cidade do Conhecimento.
“Esse documento pedagógico se distingue de um documento prescritivo, pois exige o protagonismo do professor relacionado à sua tomada de decisão quando articula, em seu planejamento, as proposições desse material ao contexto e as características dos estudantes de sua comunidade escolar”, destaca a gerente de Currículo da Secretaria Municipal da Educação, Luciana Zaidan.
A pedagoga Fernanda Scaciota, da Escola Municipal CEI Júlio Moreira, no São Braz, participa das formações e compartilha com frequência os encaminhamentos apresentados nesses momentos, ressaltando a importância do embasamento teórico para a realização das práticas com os estudantes.
“Quando o material é fruto de discussões e de uma reflexão embasada nas reais necessidades dos estudantes, o resultado é significativo. O acesso ao material é uma fonte segura de pesquisa que procuramos sempre multiplicar no ambiente da escola, pois contribui muito com a prática”, disse.
Conteúdo atualizado
O caderno Língua Portuguesa e Matemática: Integrando Saberes é um dos mais recentes elaborados. “O material pode auxiliar os profissionais a prepararem suas aulas, com base em conteúdos, encaminhamentos e metodologias atualizadas, priorizando as reais necessidades de aprendizagem dos estudantes”, afirma Luciana.
As atividades resultam da integração entre diferentes áreas do conhecimento e contribuem no processo de ensino e aprendizagem, aproximando práticas de teorias, em um movimento contínuo de letramento. As práticas consistem em orientações curriculares apontando alinhamento dos conteúdos do 1º ao 5º ano, auxiliando no planejamento dos professores.
A professora Eliane Pilati Carvalho, regente da turma do 3º ano na Escola Municipal Caramuru, no Cabral, conheceu o material após uma formação sobre sequência didática. “Com os Cadernos Pedagógicos, temos acesso a sugestões de encaminhamentos pedagógicos, textos de orientação sobre atividades, considerando também aspectos básicos sobre a avaliação da aprendizagem, resumos teóricos e conteúdos que destacam a potencialidade das práticas para o atendimento das necessidades de aprendizagem”, afirma Eliane.
A professora Sandra Mara Pereira, também encontrou no caderno uma nova possibilidade de planejamento. "As atividades são muito objetivas, com linguagem clara e com opções de sites e outras referências que podem ser incorporadas às práticas dos alunos", disse Sandra.
Escolha da fonte
Os materiais didáticos elaborados pelos profissionais devem ser criados em consonância com os princípios pedagógicos do processo de ensino e aprendizagem e, consequentemente, de acordo com o referencial teórico que o sustenta. “A análise de uma atividade pode nos revelar não apenas o conteúdo do qual ela é suporte, mas a forma como é entendido o processo de construção do conhecimento na proposta pedagógica, ou seja, se as concepções que a embasam são de fontes seguras e confiáveis ou não”, explica Luciana.
Para a escolha de uma fonte, o profissional deve levar em consideração diversos fatores, porém os principais são referências bibliográficas, meio de divulgação (livro, revista, blog, portais educacionais) com assinatura do autor e a correlação da proposta com as reais necessidades de aprendizagem dos estudantes.
É preciso que o professor tenha consciência da importância do papel das fontes, que hoje não apenas fornecem conteúdo para produção de materiais pedagógicos, mas também participam dela. Ele precisa respeitá-la, mas não se submeter a elas ou desfrutar de sua intimidade. “A tecnologia oferta agilidade nos processos de busca de conteúdos, mas é preciso atenção quanto ao teor da qualidade dos itens apresentados”, completa Luciana.
As mudanças trazidas pela sociedade da informação têm gerado muitos questionamentos e incertezas sobre os conteúdos disponibilizados via web. A legislação brasileira não permite a cópia, reprodução, divulgação e apresentação pública de uma obra sem a permissão do autor, mas admite o uso de ideias, métodos, conceitos e procedimentos normativos, por isso, análise avaliação das fontes para a produção de materiais pedagógicos são fundamentais.