Cento e vinte crianças da Escola Municipal São Luiz, localizada no bairro Água Verde, conheceram neste ano a importância da alimentação saudável e aprenderam muito da história por meio da culinária.
O projeto "Deliciosas lembranças dos avós e seus cadernos de receitas", desenvolvido durante o ano com turmas da primeira à quarta séries, levou para a sala de aula a história da alimentação, a formação do gosto alimentar, as condições para uma alimentação saudável, a diferença entre a comida (que é um ato social e envolve emoções) e o alimento (que é toda substância ingerida por um ser vivo) e a importância do momento das refeições.
"Mostramos que o importante não é só a nutrição por meio da alimentação, a conversa também é importante. Uma receita culinária conta muito da história de cada cultura, de cada família", resume a Eliane Poplate Jordão Gomes, uma das quatro professoras envolvidas no projeto da Escola São Luiz, apresentado há uma semana em Ponta Grossa, durante um evento do Setor de Saúde da Universidade Estadual.
O projeto integra o programa Universidade Escola, da Secretaria Municipal da Educação que incentiva, com recursos financeiros, professores a elaborar, propor e aplicar novas idéias ao cotidiano da escola. Misturando conteúdos, os professores envolvidos no projeto ensinaram história, geografia, matemática, língua portuguesa e artes tendo como base do aprendizado, a comida.
Cada etapa do trabalho que explorou a culinária de quatro culturas diferentes - a portuguesa, a japonesa, árabe e a polonesa - exigiu o preparo dos alunos que puderam manifestar o que pensavam sobre o assunto e fazer novas descobertas.
Além da produção de texto antes e depois das atividades, as crianças exploraram o tema nas aulas de artes. Eles também visitaram uma loja de móveis e utensílios usados e conheceram alguns objetos usados na cozinha de antigamente. A cada tema, experimentaram sabores desconhecidos.
"Os hábitos alimentares guardam as preferências, o significado dos alimentos, as proibições religiosas, os hábitos e o comportamento à mesa de cada cultura", enfatiza a professora Neide Nóbrega Lorenzi. "No reino animal, só o homem combina ingredientes e cozinha. Por isso o ato de se alimentar é diferente do ato da culinária", completa.
Os pais das crianças também se envolveram no projeto. Eles participaram de uma pesquisa sobre o uso do fogão à lenha, a gás e o elétrico no tempo de bisavós das crianças e atualmente. O levantamento também comparou o uso das panelas de ferro e as de alumínio e verificou a existência e o uso de cadernos de receitas. Com os dados da pesquisa, as crianças elaboraram gráficos. As mães contribuíram ainda com pratos típicos para degustação e objetos de decoração usados em cada etapa do projeto.