Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Serviço

Cadastro Único atualizado evita cancelamento de benefícios

Famílias beneficiadas por programas de sociais do CRS Pinheirinho, atualizam seus cadastros únicos. - Na imagem, a dona de casa Cecília das Dores dos Santos, 49 anos. Curitiba, 24/06/2019. Foto: Levy Ferreira/SMCS

Obrigatório para quem quer ter acesso a programas sociais da Prefeitura e dos governos estadual e federal, o Cadastro Único (CadÚnico) precisa ser atualizado a cada dois anos nas unidades da Fundação de Ação Social (FAS) da Prefeitura.

Quem deixa de regularizá-lo corre o risco de ter suspensos ou cancelados benefícios como Bolsa Família, Família Paranaense e Tarifa Social de Energia Elétrica.

“Após o fim do prazo para a atualização, não há uma suspensão ou cancelamento automáticos", explica Elisângela Speri Tachewiski, assistente social do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Núcleo da FAS na Regional Pinheirinho."Mas há casos em que famílias, por não terem feito a atualização, deixaram de receber o benefício após 30 dias.”

Em Curitiba, o ingresso e a atualização do Cadastro Único devem ser feitos nos Cras, que atendem famílias em vulnerabilidade social, ou nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), unidades da FAS que recebem, principalmente, pessoas em situação de rua.

Extrato

Só na Regional Pinheirinho, que atende os bairros Capão Raso, Novo Mundo, Pinheirinho, Lindoia e Fanny, são 8,6 mil famílias inscritas no Cadastro Único. Deste total, cerca de 2,3 mil recebem mensalmente o Bolsa Família.

As famílias são atendidas em unidades da FAS de acordo com seus bairros. O Cras do Rua da Cidadania do Pinheirinho recebe moradores dos bairros Capão Raso e Pinherinho. O Cras Novo Mundo atende quem mora no Fanny, Lindoia a Novo mundo.  Já o Creas da Regional, que abrange todos os cinco bairros, fica no Capão Raso.

Elisângela lembra que, normalmente, o extrato de comprovante de saque de benefícios costuma trazer, com antecedência, um alerta da data limite para a atualização.

“O problema é que muitas vezes as pessoas deixam de respeitar o prazo e acabam procurando a FAS quando o pagamento já foi suspenso”, diz a assistente social Elisângela Speri Tachewiski, do Cras da Rua da Cidadania do Pinheirinho.  

A asssistente social reforça ainda que o Cadastro Único também precisa ser atualizado quando houver alteração de qualquer informação repassada anteriormente. "Mudanças de endereço e aumento do número de pessoas vivendo na residência, por exemplo, precisam ser informados imediatamente", orienta ela.  

Bom exemplo

Moradora da Vila Pirineus, no Pinheirinho, a cozinheira Cecília das Dores dos Santos, 49 anos, faz questão de manter seu cadastro atualizado. “Recebo o Bolsa Família e o Família Paranaense, que me ajudam a me manter agora que estou com um problema no joelho e preciso fazer uma cirurgia”, conta ela.

Cecília espera poder fazer ainda este ano a cirurgia bariátrica necessária e, já no começo de 2020, poder voltar a trabalhar e participar dos cursos profissionalizantes oferecidos pela FAS Trabalho.

“Sonho em abrir o meu restaurante lá na Vila. Hoje, a FAS me ajuda a receber o Bolsa Família", diz ela.

"No ano que vem, espero poder fazer o curso de gastronomia”, acrescenta, em referência à capacitação oferecida pela Prefeitura em parceria com a empresa Electrolux.  


São vários os programas e benefícios sociais vinculados ao Cadastro Único

  • Bolsa Família
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC)
  • Benefício Previdenciário de Donas ou Donos de Casa
  • Carta Social
  • Carteira de Idoso (para viagens intermunicipal)
  • FAS Aprendiz
  • Minha Casa Minha Vida
  • Identidade Jovem (ID Jovem)
  • Isenção de Taxa de Concursos Públicos e Vestibulares Federais
  • Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti)
  • Programa Leite
  • Tarifa Social de Energia Elétrica
  • Telefone Social (fixo)

Confira os endereços dos Cras e dos Creas do Pinheirinho e outras Regionais da Prefeitura