Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade 156 Acesso à informação
Vale do Pinhão

Business Round reúne 200 participantes e apresenta inovações de startups

7ª edição do Business Round, evento gratuito do Vale do Pinhão que une happy hour e rodada de negócios. O encontro informal, que ocorreu no restaurante Coco Bambu, no Batel. Na imagem Cris Alessi Presidente da Agencia Curitiba - Curitiba, 21/02/2020 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Mais de 200 empreendedores, pesquisadores, acadêmicos e investidores participaram, na noite de quinta-feira (20/2), da 7ª edição do Business Round, evento gratuito do Vale do Pinhão que une happy hour e rodada de negócios. O encontro informal, que ocorreu no restaurante Coco Bambu, no Batel, também teve dez pitches de startups. Durante cinco minutos, cada uma delas apresentou seus produtos e serviços.

“Criar o próprio empreendimento é uma das tendências do emprego do futuro e as inovações apresentadas pelos participantes do Business Round mostram como o ecossistema da capital está mobilizado em desenvolver novas soluções que realmente façam a diferença no dia a dia das pessoas”, salientou Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, órgão ligado à Prefeitura e responsável pela organização do evento.

Investimento

Durante o encontro, também ocorreram duas palestras. Frederico Guesser, sócio do Caravelas Capital, contou que o fundo de investimento curitibano nasceu este ano com foco em startups do Sul do país ainda em estágio de desenvolvimento (early stage), mas com produto viável mínimo (MVP) validado pelo mercado – ou seja, com faturamento.

Marcelo Finger, coordenador de Inovação da Hotmilk, explicou que a aceleradora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) é hoje um hub de inovação com startups conectadas e uma estrutura para a incubação de empresas com base tecnológica e inovadoras.

“O Business Round é o tipo de evento que apoiamos, pois é uma oportunidade de compartilhar ideias, produtos e soluções, além de discutir parcerias e chamar a atenção de investidores”, avalia.

Bruna Macedo foi uma das empreendedoras que participou do encontro, apresentando em seu pitch a WSabi Arquitetura. “Este encontro do Vale do Pinhão é uma ótima oportunidade para mostrarmos nossas ideias e fazer a diferença”, avaliou ela, que também atua no espaço Incubus, na capital.

A próxima edição do Business Round ocorre no dia 17 de março.

Emprego do Futuro

Emprego do Futuro é uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como mobilidade urbana, sustentabilidade e cultura da inovação. A conexão de Curitiba e dos curitibanos com os desafios para a conquista dos Empregos do Futuro motivou um conjunto de ações desenvolvidas pelo Vale do Pinhão, o movimento da Prefeitura e do ecossistema de inovação da cidade para garantir o crescimento sustentável de Curitiba.

Desenvolvidas pela Agência Curitiba/Vale do Pinhão e Fundação de Ação Social (FAS), as iniciativas englobam desde ações focadas no setor de tecnologia e inovação até as de capacitação de habilidades técnicas e humanas. O princípio é simples: muitas profissões “tradicionais” vão mudar e muitas novas vão surgir. O objetivo é capacitar, apoiar e incentivar jovens e adultos, de forma que estejam mais bem preparados para as demandas do mercado de trabalho atual e futuro. As iniciativas incluem: Worktibas, 1ºEmpregotech, Primeiro Emprego, Tecnoparque, Liceus de Ofícios e Inovação, Bom Negócio, Mobiliza, Espaços Empreendedor, Empreendedora Curitibana, Fab Lab e Paiol Digital.