Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Meio Ambiente

Bosque dos Mundiais traz opção de lazer em área sem uso no Portão

Os curitibanos ganham neste sábado (14) uma nova área de lazer: o Bosque dos Mundiais. Localizada na Rua Itajubá, no bairro Portão, a área de mais de 9 mil metros quadrados terá um memorial aos campeonatos mundiais de futebol de 1950 e 2014, ambos com partidas em Curitiba. Foto: Valdecir Galor/SMCS

A Prefeitura de Curitiba inaugurou, na manhã deste sábado (14), uma nova área de lazer. O Bosque dos Mundiais está localizado na Rua Itajubá, no bairro Portão, em uma área de mais de 9 mil metros quadrados. Conta com um portal, pista de caminhada, bancos, parquinho, academia ao ar livre e canchas esportivas – uma de grama e outra de areia -  e uma área verde com mudas nativas.

O prefeito Gustavo Fruet participou da inauguração e destacou a importância da recuperação de uma área que antes estava degradada e que agora foi transformada em um belo bosque. A placa que nomina a área como Bosque dos Mundiais lembra os campeonatos mundiais de futebol  de 1950 e 2014. No local também há placas que retratam as bandeiras dos clubes que jogaram em Curitiba nos dois campeonatos. Fruet circulou pelo Bosque dos Mundiais junto com moradores e jogou futebol com crianças, que já estreavam o novo campinho, com grama e alambrado.

 “É fundamental a ocupação deste espaço público que agora permite o lazer para a comunidade, o controle ambiental, a limpeza e  a preservação da área” disse Fruet. “É uma alegria para nós termos atingido todas as metas como cidade-sede da Copa. Muito oportuno celebrarmos este memorial  em um momento no qual o futebol e a Copa abrilhantam e permitem a alegria entre os povos” comentou.

Fundador da ONG Instituto África Cultura e Arte e morando há 10 anos em Curitiba, Omolulu Mike Akinmulero representou a Árgélia na inauguração do bosque. “Fiquei muito feliz com o convite e não imaginava que iria ser tão bonito o bosque. Ao ver ali a bandeira do meu país fiquei emocionado”, disse Omolulu. A ONG atende jovens e crianças carentes promovendo aulas de inglês, dança afro, educação religiosa entre outras atividades culturais.

O Bosque é uma nova opção de lazer para os moradores do Portão e comunidades do entorno, que inclui a Vila Uberlândia, Vila Leão, Vila Canaã, Ferro Vila, Viola Formosa, Conjunto Fênix, cujos representantes e presidentes de associações participaram do evento.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Lima, diz que a intervenção é positiva para auxiliar no cuidado do rios que convergem ali e formam o Rio Formosa – afluente do Rio Barigui . “Estamos protegendo aqui os rios,recuperando a vegetação com plantio de  mudas nativas, tornando assim o ambiente mais permeável e  reduzindo o risco de enchentes”, comentou.

Moradora na esquina do bosque desde 1985, Glaci de Fátima comemorou a inauguração. “Moro aqui há 29 anos e este local sempre me chamou atenção. Agora, ficou lindo, iluminado e posso vir caminhar e trazer minha neta para brincar também” disse Glaci.

Com vista de sua casa de frente ao novo bosque, Orélio Kohler, de 61 anos, acompanhou as obras. “Ficou muito bom, valoriza o bairro e ainda é uma opção para a comunidade se exercitar, caminhar e brincar com os filhos” falou o morador.

Participaram da inauguração os secretários municipais, de Urbanismo, Reginaldo Cordeiro; de Esporte, Lazer e Juventude, Aluísio de Oliveira Dutra Junior; os presidentes do Ippuc, Sérgio Póvoa Pires e do Instituto Municipal de Turismo, Paulo Colnaghi, o diretor da Guarda Municipal, inspetor Cláudio Frederico de Carvalho. Ainda os vereadores Felipe Braga Cortes e Mauro Ignácio; cônsul geral do Senegal, Ozeil Moura dos Santos, representante da Nigéria, Omolulu Mike Akinmulero, representante da Austrália, Steve Mechel Lang, cônsul honorário da Espanha, Saturnino Hernando Gordo, representante da Rússia, Professora da UFPR,  Elvira Kim; dos Estados Unidos, Tim Kennym, da International School Curitiba. O presidente da Sociedade do corpo consular no estado do Paraná e cônsul da Ucrânia, Mariano Czaikowski, a chanceler do Itamaraty, Maria Helena Machado. Também prestigiaram os administradores da regional Portão, Marco Aurélio Lima; do Bairro Novo, Pedro Clailton Pelanda; de Santa Felicidade, Maria José Serenato.

Veja esta reportagem em vídeo Aqui.