Além de ser totalmente atendida pela coleta domiciliar e de resíduos recicláveis porta a porta, Curitiba disponibiliza mais uma forma de descarte de resíduos, principalmente de construção civil. A cidade conta com cinco Ecopontos. No dia 24 de janeiro, a Vila Pantanal, no Boqueirão, ganhou a quinta unidade, a segunda da Regional Boqueirão, que já contava com o Ecoponto Érico Veríssimo, no Alto Boqueirão.
O contêiner e o espaço que formam o Ecoponto da Vila Pantanal ficam na esquina das ruas Tenente Coronel Villigran Cabrita e Nair Ferraz Cazellato, no Boqueirão, às margens do córrego Alto Boqueirão. A estrutura teve investimentos de R$ 130 mil e entrou em funcionamento na segunda semana de janeiro.
“A ideia é ter cada vez mais Ecopontos e uma cidade livre da dengue, da tranqueira e da sujeira”, explica o administrador da Regional Boqueirão, Ricardo Alexandre Dias.
Com a instalação do Ecoponto, o córrego já não tem resíduos jogados indevidamente e ganhou flores plantadas pelos moradores do entorno.
Um dos responsáveis por esse cuidado, o aposentado Valdemar Batista, se disse bastante satisfeito com o novo Ecoponto. “Pedimos muito à Prefeitura. Esse local era usado indevidamente para descarte de entulho. Além de limpeza, temos mais segurança”, avaliou o Batista, que mora em frente ao Ecoponto.
Ele conta que o uso do local tem sido frequente. Na tarde da inauguração oficial, Robson da Lapa Alves que faz o serviço de recolhimento de entulhos de pequenas obras, foi descarregar restos de construção. “Moro na Vila Pantanal e atendo a população da região. O Ecoponto facilita o trabalho de dar a destinação correta”, reconheceu.
No Alto Boqueirão
O Ecoponto Érico Veríssimo, na Rua Capitão Amin Mosse, 557, na Praça Claudio Manoel Loyola e Silva, está em operação desde abril do ano passado e já recebeu 500 toneladas de resíduos e é bem utilizado e aceito pelos moradores.
Para o jardineiro Marlon Oliveira, foi uma grande mudança na sua rotina.
“Como jardineiro, tenho um grande compromisso com o meio ambiente e com a implantação do Ecoponto sei que os resíduos serão encaminhados para o descarte correto”, contou.
Em 2019, nos quatro Ecopontos em operação, foram recolhidas 2 mil toneladas de resíduos, mais de 200 caçambas com capacidade de 12 metros cúbicos cheias.
Quando descartados indevidamente, resíduos de construção, restos de móveis e outros materiais podem parar nos rios, causando doenças e enchentes.
A Prefeitura de Curitiba coleta, em média, 256 toneladas por mês de resíduos descartados inadequadamente nos leitos e margens de rios e mais 4.500 toneladas por mês descartados nos finais de ruas, praças, fundos de vales.
Onde ficam os Ecopontos:
Ecoponto Érico Veríssimo – Rua Capitão Amin Mosse, 557 – Bairro Alto Boqueirão (anexo a Praça Claudio Manoel Loyola e Silva);
Ecoponto Guaçuí – Rua Guaçuí esquina com a Travessa Eli Volpato – Bairro Sitio Cercado;
Ecoponto Vila Verde – Rua Lydio Paulo Bettega esquina com a Rua Marcos Campos – Bairro CIC;
Ecoponto CIC – Rua Orestes Thá esquina com a Rua Cid Campelo – Bairro CIC;
Ecoponto Vila Pantanal - Tenente Coronel Villigran Cabrita esquina com a Rua Nair Ferraz Cazellato.