O Boqueirão Fashion 2025 – Semana da Moda de Curitiba já tem data marcada: de 28 de julho a 1 de agosto. As diretrizes do evento começaram a ser definidas na última terça-feira (6/5), em reunião na Rua da Cidadania do Boqueirão com o coordenador do evento, Júnior Gabardo, o administrador da Regional Boqueirão, Zeca Melo, e a presidente do Sindicato de Manequins e Modelos do Paraná (SIMM), Fisako Kawasaki.
Cultura popular de Curitiba
O tema deste ano será a cultura popular de Curitiba. O Boqueirão Fashion vai se inspirar em personalidades muito conhecidas do dia a dia dos curitibanos.
De acordo com o coordenador, Júnior Gabardo, a criação dos looks vai beber da inspiração dos trabalhos da artesã Efigênia Rolim, a Rainha do Papel de Bala; do poeta e músico Plá (Ademir Antunes); do artista Poty Lazzarotto, autor de obras famosas presentes na paisagem urbana de Curitiba, como o monumento ao 1º Centenário do Paraná, na Praça 19 de Dezembro, dentre outros.
Prêmio pela economia criativa
A edição deste ano tem um sabor especial para as pessoas envolvidas. O evento foi agraciado com o Prêmio Curitiba Mais Criativa, certificado de reconhecimento do World Creativity Day, evento global que celebra a criatividade, pela valiosa contribuição para a inovação, cultura e economia criativa em Curitiba. “Este reconhecimento é muito importante para nós, principalmente porque foca a economia criativa", disse Gabardo.
OUÇA AQUI
Júnior Gabardo, coordenador do Boqueirão Fashion 2025.
“O Boqueirão Fashion é um evento que envolve um grande número de pessoas que estão diretamente ligadas à elaboração dos looks. A gente recebe cerca de 1.500 pessoas por noite. Então, este ano deveremos chegar a 6 mil pessoas. É certamente o maior evento público de moda do país” disse Gabardo.
O administrador regional Zeca Melo disse que a Regional Boqueirão está muito envolvida com a preparação do evento, devido à sua importância para toda a comunidade da região.
“O Boqueirão Fashion é um evento de moda de grande magnitude não só para a região do Boqueirão, mas para toda Curitiba e Região Metropolitana, com o envolvimento direto da comunidade, de empresários e diferentes setores da sociedade, com a parceria do poder público e da iniciativa privada. Estamos muito empenhados para que a edição deste ano esteja à altura da importância do evento”, disse Zeca Melo.
Organizado pela Regional Boqueirão, coordenada pela Secretaria de Governo Municipal (SGM), com produção da Prefeitura de Curitiba e Fundação Cultural de Curitiba (FCC), o Boqueirão Fashion foi criado em 2017 com o objetivo de fomentar a cadeia criativa da moda a partir do segmento lojista de confecções estabelecido na Rua Bley Zornig – a rua temática da moda.
Evento o ano todo
Com o passar dos anos, o evento cresceu e ganhou tamanha importância que atualmente extrapola o calendário.
OUÇA AQUI
Júnior Gabardo, coordenador do Boqueirão Fashion 2025.
“Para realizar um desfile deste tamanho você precisa de toda uma preparação. Curitiba não é ainda uma cidade que tem tradição de eventos de moda, então é preciso se preparar. Tem que treinar modelos, a gente usa uma quantidade de grande de modelos, então muitas vezes a gente precisa ir atrás disso. Os designers têm que fazer os looks de forma muito antecipada para poder participar, porque a gente não tem um caráter comercial aqui”, explicou.
No próximo sábado, por exemplo, a partir das 9h, haverá a realização de um desfile de moda preparativo para o Boqueirão Fashion 2025 no auditório 2 da Rua da Cidadania do Boqueirão.
“São desfiles que têm mentoria de profissionais de mercado que fazem encontros aqui com os designers e, de certa forma, orientam a construção desse desfile, a pesquisa temática, a organização, a construção dos looks. Então, extrapola essa questão de ser um evento de desfile. É muito mais abrangente, afeta toda a região”, explicou Gabardo.
Casting de sonhadores
Para ter uma interação ainda maior com a comunidade, o Boqueirão Fashion vai fazer um casting com pessoas que têm o sonho de ser modelo. Antes de pisar na passarela, os candidatos passam por um curso que oferece orientações básicas sobre a profissão. De acordo com Júnior Gabardo, já existem três casos de moças que se tornaram modelos e estão trabalhando no exterior.
A exemplo da edição do ano passado, este ano o Boqueirão Fashion vai abrir a possibilidade para que profissionais que trabalham nos bastidores da moda possam fazer pequenos filmes entre um desfile e outro. Também está EM estudo convidar companhias de dança folclórica para mostrarem figurinos, como já ocorreu em outras edições do evento.
“É uma dinâmica totalmente diferente, porque não é um palco em que você dança de frente para a plateia. Você dança na passarela e num tempo muito reduzido que você tem, porque os desfiles duram cerca de sete minutos cada um”, explicou o coordenador.
Outra proposta interessante que será mantida na edição deste ano é mostra Curitiba Mostra Moda. Trata-se de convidar marcas pequenas que estão começando no mercado. O evento funciona como uma grande vitrine para apresentação dos produtos.
Modelos na expectativa
Enquanto os preparativos para o Boqueirão Fashion 2025 estão a todo vapor, modelos que mostram as roupas na passarela não escondem a ansiedade.
Letícia Verdi, 19 anos, da agência Armazém Models, já participou de três edições do evento e disse que está pronta para entrar na passarela este ano.
OUÇA AQUI
Letícia Verdi, modelo.
“Eu acho essencial pro modelo participar de um evento como esse em Curitiba, é uma oportunidade para trabalhos posteriores, de você entrar em contato com designers, com outras agências. Está ficando cada vez maior e melhor essa estrutura, então só tem pontos positivos”, disse a moça.
Diferente da veterana Letícia, Patrícia Franchetti, 21 anos, da agência Mundo Models, fará a sua estreia no evento do Boqueirão. “Já ouvi muito falar do evento e da sua importância tanto para a moda esportiva quanto casual. A expectativa é muito boa porque vai ser uma experiência nova”, disse.
Isadora Barrionuevo, 17 anos, da agência Armazém Models, desfilou no ano passado e relembra a emoção e agora fará o reencontro com a passarela da moda do Boqueirão.
OUÇA AQUI
Isadora Barrionuevo, modelo.
“Foi maravilhoso, uma nova experiência. Então, era tudo muito novo para mim aqui. E conhecer mais o Boqueirão me fez crescer no mundo da moda, conhecer a agência atual que eu estou. E me fez criar muitas oportunidades. Mas esse ano foi um ano com extremos de oportunidades e eu espero crescer mais na carreira, conhecer mais designers e que as pessoas conheçam mais meu nome”, espera.
O modelo Douglas Henning, 38 anos, da Dext Model, vai desfilar pela segunda vez no Boqueirão Fashion, e considera positiva a evolução do evento ao longo dos anos.
“Eu tenho a minha agência, a Dext Model, e estou participando do evento pela segunda vez. Acho bacana um evento local fomentar a economia, principalmente aqui no bairro do Boqueirão, que tem muitas lojas de tecido, muitas confecções. É um evento da Prefeitura, com acesso popular, leva a moda para as pessoas que às vezes não têm acesso”, comentou.