Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Participação cidadã

Boqueirão e Cajuru realizam oficinas do Plano Diretor nesta semana

Oficina do Plano Diretor Regional Boa Vista. Foto: César Cubas/Ippuc


Nesta terça-feira, 22/7, a Prefeitura de Curitiba realiza a terceira edição das oficinas do Plano Diretor, conduzidas pelos técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). A partir das 9h, na Rua da Cidadania do Boqueirão, ocorre a Oficina Aberta de Imersão Urbana, com apresentação de documentários sobre urbanismo, mapeamento afetivo dos locais mais queridos dos moradores na regional, rolêficina às 14h, e feira de serviços municipais, como emissão de cartões transporte, distribuição de mudas, apresentação do Cão Amigo da Guarda Municipal e atividades esportivas.


Às 18h30, os moradores participam da Oficina Comunitária, para discussão dos desafios da revisão do Plano Diretor. Na quinta, 24/7, as atividades serão realizadas na Rua da Cidadania do Cajuru, com programação semelhante. Confira endereços no site do Plano Diretor.

A fase de discussões nas regionais cumpre uma etapa importante do cronograma de escuta comunitária da revisão do Plano Diretor de Curitiba. Até junho de 2026, data prevista para encaminhamento do projeto de lei para a Câmara de Vereadores, serão realizadas oficinas técnicas, estratégicas e comunitárias, além de audiências públicas e oficinas livres. Todo o trabalho é realizado com o importante apoio das equipes das regionais, que mobilizam as lideranças e dão o suporte para a realização das oficinas.

Na etapa realizada na Regional do Boa Vista, na última quinta-feira (17/7), os participantes tiveram oportunidade de discutir os desafios da regional sob os diferentes aspectos: meio ambiente, social, econômico, empreendedorismo, segurança e cultura. Após os debates em grupos, foram elencadas as prioridades para a revisão do Plano Diretor: estímulo ao turismo e ao esporte e a redivisão da regional – uma das maiores da cidade – de forma a contemplar os diferentes dinâmicas e tipologias dos bairros que compõem a administração local.

“Importante destacar que todos os desafios estabelecidos pelas oficinas comunitárias serão organizados pela equipe para a consolidação de todas as demandas. Essa sistematização vai permitir identificar como as contribuições serão incorporadas nas propostas do documento final consolidado”, explica Thomaz Ramalho, diretor de Planejamento do Ippuc e coordenador geral do processo de revisão do Plano Diretor.