Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Empreendedorismo

Bom Negócio em Santa Felicidade, Pilarzinho, Mercês e Órleans

Marcelo Pepe faz o curso do Bom Negócio no bairro Santa Cândida e presta serviços na Eletrônica Cruzeiro. Curitiba, 10/05/2010 Foto: Joel Rocha/SMCS

As quatro primeiras turmas do programa Bom Negócio, ciclo 2010, iniciam nesta segunda-feira (10) o segundo módulo do curso: Gestão Comercial. As aulas acontecem na Escola Municipal Santa Águeda, no bairro Santa Cândida, na Paróquia Santa Bertila, no Bairro Alto, no Colégio Estadual Leôncio Correia, no Bacacheri, e no CEI Doutel de Andrade, no Boa Vista.   

Na quarta e quinta-feira (12 e 13) o programa chega aos bairros Santa Felicidade, Pilarzinho, Mercês e Órleans. Para participar do curso as pessoas precisam assistir as palestras inaugurais e fazer as inscrições gratuitas para os cursos. As aulas serão das 19h às 22h, de segunda a sexta-feira. O Bom Negócio, da Prefeitura de Curitiba, oferece oportunidades de capacitação gratuita em gestão empresarial para empreendedores formais ou não formais, dos bairros e microrregiões da cidade. 

Na quarta-feira (12) as palestras e inscrições serão realizadas na Escola Municipal Boleslau Falarz,em Santa Felicidade, e na Escola Municipal Herley Mehl, no Pilarzinho. No dia seguinte, quinta-feira (13), as inscrições serão feitas na Escola Técnica de Enfermagem Catarina Labouré (Etecla), no bairro Mercês, e na Escola Municipal Anita M. Gaertner, no Órleans. As aulas terão início na segunda-feira, dia 17, nos mesmos locais. 

O curso do Bom Negócio é totalmente gratuito e tem duração de 20 dias. O programa é dividido em cinco módulos: Gestão de Negócios, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão de Pessoas e Gestão Estratégica, e os empreendedores certificados passam a ter acesso a serviços de consultoria e acompanhamento de consultores especializados. "Por meio do Bom Negócio, temos fortalecido os empreendedores, levando aos mesmos conhecimentos e qualificação, o que tem proporcionado resultados importantes para o desenvolvimento da cidade de Curitiba, com a geração de empregos e aumento da renda da população nos bairros", afirmou Juraci Barbosa Sobrinho, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, responsável pelo programa. 

Bons contatos e novas idéias

O programa Bom Negócio, ciclo 2010, teve início no dia 3 de maio. As turmas dos bairros Bacacheri, Bairro Alto, Santa Cândida e Boa Vista já terminaram o módulo Gestão de Negócios na semana passada e agora iniciam a Gestão Comercial. Os alunos irão receber orientação técnica sobre os temas compra, venda e marketing neste novo módulo.

Bruno Giron é um dos alunos do Bom Negócio do bairro Boa Vista. Ele tem uma empresa de design gráfico, a Incode Design, e ficou sabendo do programa da prefeitura por meio de um amigo. "Meu amigo falou sobre o curso. Ele indicou e também está fazendo", disse Giron. 

Há 7 meses a empresa foi formalizada e ocupa um escritório na casa da família. Márcia Regina Cupka, mãe de Bruno Giron, também faz o curso do Bom Negócio, mas no Bacacheri. "Estou bastante empolgada com as aulas. Os professores são muito bons. Aprendi várias coisas novas", disse Márcia. 

"Além do curso fizemos vários contatos. O networking foi fundamental, temos mais motivação para trabalhar", afirmou Giron. Marcelo Pepe presta serviços na Eletrônica Cruzeiro, no Santa Cândida, e pretende abrir uma empresa de informática. Pepe participa do Bom Negócio no Santa Cândida. 

"Estou fazendo o curso para me atualizar, pegar novas ideias para crescer no mercado", disse. Na loja de eletrônicos Pepe conserta televisores e outros aparelhos, mas pretende abrir uma empresa para trabalhar com informática. "Depois do curso vou entrar no mercado bem mais tranquilo, mais preparado e consciente no mercado. Lá aprendemos estratégias que nem fazíamos ideia que poderiam ser aplicadas em uma empresa", definiu.  

O que é o programa

Para participar do programa, basta assistir a palestra inaugural e preencher o formulário de inscrição, devendo informar dados pessoais e documentação básica, além de informações cadastrais da empresa em que atua. O objetivo do Bom Negócio é promover o desenvolvimento econômico local, orientando empreendedores na condução de seus negócios, o que resultará na criação de empregos e aumento de renda, fortalecendo a economia da região. 

No mês de abril o Bom Negócio completou 5 anos de existência. Desde o lançamento, o programa foi realizado em 281 localidades em 66 bairros, e formou 8.914 empreendedores. Os beneficiados são, principalmente, donos de micros e pequenas empresas dos setores industrial, comercial e de serviços, tanto do mercado formal quanto informal. 

Em parceria com o Sebrae - Sistema Fácil, a Agência Curitiba oferece também suporte especializado e todas as informações necessárias ao processo de formalização e legalização de pequenos empreendimentos, por meio do programa Profissão Empresário, nas Ruas da Cidadania. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3221-9900.

SERVIÇO

Inscrições para o Programa Bom Negócio

Data: 12 de maio
Locais:

Escola Municipal Boleslau Falarz
Rua Luiz Homann, 290, Santa Felicidade

Escola Municipal Herley Mehl
Rua Saturnino Arruda dos Santos, 80, Pilarzinho


Data: 13 de maio
Locais:

Escola Técnica de Enfermagem Catarina Labouré (Etecla)
Rua Jacarezinho, 1.000, Mercês

Escola Municipal Anita M. Gaertner
Rua Padre Stanislau Piasecki, 1.037, Órleans 


Calendário dos próximos cursos

26/5 - Uberaba e Capão da Imbuia
27/5 - Tarumã e Cajuru
9/6 - Água Verde e Novo Mundo
10/6 - Portão e Fanny
23/6 - Centro e Bom Retiro
24/ 6 - Alto da XV e Rebouças
(10/5 - Agência Curitiba / turma nova)