Ir para o conteúdo
Carnaval de Curitiba 2026

Bloco Rancho das Flores reúne 300 idosos em desfile neste sábado na Marechal

Bloco Rancho das Flores reúne 300 idosos em desfile neste sábado na Marechal. Foto: Ricardo Marajó/SECOM (arquivo)

Texto: Adriana Ribeiro
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)

Trezentos foliões com mais de 60 anos de idade vão colorir a Rua Marechal Deodoro na noite deste sábado (14/2), no Carnaval de Curitiba. Eles fazem parte do tradicional Bloco Rancho das Flores, o quarto a desfilar na programação. A entrada na avenida está marcada para as 20h20. A concentração começa às 18h30, na esquina da Marechal Deodoro com a Rua João Negrão. De lá, o grupo segue até a Praça Zacarias, ponto de dispersão.

O grupo é formado por pessoas idosas atendidas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da Fundação de Ação Social (FAS) e nos Espaços Conviver — antigos Centros de Atividades para Pessoas Idosas (Catis) — da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH).A novidade deste ano é a participação de 30 servidores aposentados da Prefeitura de Curitiba, que pediram para fazer parte do bloco. 

Metade dos integrantes vai desfilar com camisetas confeccionadas especialmente para a festa e a outra metade estará fantasiada. A marcha oficial será “Velha Guarda”, que também embalou o Baile de Carnaval de Salão para Pessoas Idosas, que aconteceu na última segunda-feira (9/2), quando reuniu 600 participantes.

Para o presidente da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues, o bloco representa muito mais que uma festa. “O Rancho das Flores mostra que o envelhecimento pode e deve ser vivido com alegria, convivência e participação social. Mostra que a Prefeitura promove inclusão, fortalece vínculos e garante que nossas pessoas idosas ocupem os espaços da cidade com protagonismo”, afirma.

Desde o começo

Entre as integrantes está Leonir Lucinda dos Santos, de 92 anos, que participou da criação do bloco, em 1989, e todos os anos desfila com o grupo. Apaixonada pelo carnaval, dona Leonir começou no bloco aos 55 anos, com apoio do marido, e construiu uma trajetória marcante no carnaval de Curitiba.  

Ela já passou pelas escolas de samba Mocidade Azul, Embaixadores da Alegria e Frei Miguel, que depois se transformou na Unidos da Vila Sul, onde atuou como estilista e costureira das baianas. Atualmente, também participa do bloco Negros Preticidade, da Vila Torres.

História

Criado em 1989, o Rancho das Flores nasceu com letra própria e fantasias assinadas pelo estilista e carnavalesco paranaense Ney Souza, destaque nos luxuosos bailes e concursos de fantasias entre as décadas de 1960 e 1980, especialmente no Rio de Janeiro. Os próprios integrantes confeccionavam as roupas.

Desde 1990, o bloco desfila na abertura do carnaval de rua de Curitiba e integra o calendário anual de eventos voltados à população idosa da cidade.

Letra da marchinha Velha Guarda

(Ferreira/Viralobos/Thadeu/Prado/Walmor)

A velha guarda é a parte boa do futuro
Porque conhece a falsidade
E as mentiras do passado
Que quer voltar recauchutado
Pra azedar nosso momento

Quem não gosta de dança
Quem não gosta de risada
No carnaval só faz lambança

Rancho das flores
Fala a verdade
Quem está feliz nunca se cansa