Nesta quarta-feira (17/9), aconteceu mais uma edição da Blitz do Emprego no Centro de Curitiba. A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, tem o objetivo de fazer uma abordagem direta a quem passa pelas ruas, inclusive as pessoas em situação de vulnerabilidade, para oferecer vagas de emprego disponíveis no Sine.
O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, participou do evento e reforçou que em Curitiba tem emprego sobrando e que o desafio é aproximar candidatos às vagas e empregadores.
“Hoje temos mais de 4 mil vagas de emprego em nossa cidade e queremos cada vez mais divulgar essa informação para que chegue a quem realmente precisa. Se a pessoa que abordamos não precisar de um trabalho pode indicar a um familiar, um amigo que esteja desempregado”, disse Paulo Martins.
Roteiro
Com saída da Rua XV de Novembro, em frente à Associação Comercial do Paraná (ACP), a blitz passou por pontos de grande movimentação da região central, como as praças Generoso Marques e Tiradentes, até chegar na Boca Maldita, onde foram instaladas tendas e pontos fixos de atendimento.
No Sine Móvel, os participantes puderam ver vagas compatíveis com seu perfil profissional, receber encaminhamento para próximas etapas de processos seletivos, tirar dúvidas sobre uso da Carteira Digital do Trabalho e saber mais sobre o programa Tarifa Zero a Caminho do Emprego.
Cidadãos impactados
Jesus Celestino Garcia parou para pegar informações para a filha que está sem emprego. Ele veio há dois anos com a família da Venezuela para a Fazenda Rio Grande, na região de Curitiba. “Vou indicar para a minha filha, para que ela procure uma vaga no Sine”, afirmou.
Cesar Silva Freitas é garçom e acabou de sair de uma rede de lanchonetes. Viu a movimentação na Boca Maldita e foi tentar uma oportunidade.
“Eu não quero trabalhar como 'taxa" (freelancer), estou em busca de um emprego com carteira assinada. Estava passando e vou conferir se tem alguma vaga na minha área”, disse.
Lindomar Barbosa Vieira é metalúrgico e está há quatro meses sem emprego. Ele recebeu uma explicação detalhada de como acessar as vagas. “Agora vou conseguir fazer essa procura de casa. Fiquei muito satisfeito com a explicação que recebi e estou com esperança que vou conseguir a vaga que estou procurando”, comentou
Ação integrada
A Blitz do Emprego faz parte do projeto Emprega Curitiba da SMDEI, que também inclui as feiras e os mutirões. Esse eventos envolveram 291 empresas, que ofertaram 29.732 vagas, desde maio deste ano, quando começaram a ser realizados. Das 12.400 pessoas atendidas, 2.790 (22,5%) foram contratadas.
A Blitz do Emprego foi realizada em parceria com Guarda Municipal, Urbs, FAS, IEL/PR, CIEE/PR, Gerar, Isbet e Rede Muffato