Durante dois dias, especialistas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) cumpriram agenda da primeira missão de supervisão do ano para o Projeto do Novo Inter 2 em Curitiba. O banco é o financiador das obras de readequação viária para o itinerário do Inter 2 e Interbairros II, dentro do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba.
As missões de supervisão são parte da rotina de acompanhamento da execução dos projetos e ajudam a corrigir rotas e aprimorar a qualidade da entrega das intervenções.
A vistoria das obras foi acompanhada por técnicos da Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag), da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e da Controladoria-Geral do Município. Atualmente, o projeto do Novo Inter 2 tem três lotes em execução: no Fanny/Novo Mundo, com obras na Major Vicente de Castro e Maestro Francisco Antonelo; no Capão da Imbuia, com concretagem da Osmário de Lima, obras na 21 de Junho e na Engenheiro Alberto M. de Carvalho - ambas pela Construtora Castilho -, e a Estação Modelo Agrárias, na Rua dos Funcionários, no Cabral, executada pela Eccoprax.
Na visita técnica, os especialistas verificam os cumprimentos das exigências de socioambientais do contrato, tais como caminhos seguros para os pedestres, mitigação de riscos de acidentes para a comunidade e trabalhadores, acesso a imóveis, rotinas de segurança e atendimento às queixas da comunidade.
Para expor as políticas de salvaguarda do banco e as exigências contratuais de condições socioambientais do financiamento, foi realizada uma atualização sobre o tema com diferentes agentes da municipalidade envolvidos no Projeto Inter 2. Técnicos da Setran, Urbs, Smop, administração regional, empreiteira e supervisão de obras puderam conhecer com mais profundidade as ações de controle e monitoramento social e ambiental desenvolvidas em campo. “É importante que Curitiba mantenha o alto padrão de gestão de acompanhamento e supervisão das obras, com um sistema que auxilia na execução ao antecipar queixas e soluções”, avaliou Roberto Sallum, especialista em ESG do BID, durante a vistoria.
Os especialistas do BID também receberam atualização sobre o Subprograma de Habitação Social, criado para atender famílias vulneráveis atingidas pelas desapropriações do Projeto do Novo Inter 2. A equipe da área social da Cohab Curitiba é a responsável pelo atendimento às famílias, que já foram encaminhadas para o auxílio moradia para desocupação dos imóveis, muitos deles localizados em áreas de risco. A próxima fase do subprograma é a formatação do edital da licitação das unidades habitacionais e a realização da reunião pública com os beneficiários e a vizinhança do entorno do empreendimento.
Inovação
Outros quatro lotes do Projeto Inter 2 devem ter obras iniciadas ainda no primeiro semestre de 2024. Além das readequações viárias, com alargamento de pistas para faixas exclusivas e/ou prioritárias para o transporte coletivo, novas calçadas, iluminação e paisagismo, o programa de financiamento do BID também inclui a contratação de uma solução tecnológica para um aplicativo de mobilidade que atenda ao usuário da Rede Integrada de Transporte (RIT), com o conceito Mobility as a Service (MaaS).
Dentro do cronograma de contratação da inovação, o BID prepara um evento de apresentação do mercado brasileiro para empresas de tecnologia especializadas em mobilidade, para o mês que vem. A consulta pública online sobre o aplicativo permanece aberta até 30 de abril, na plataforma Conecta Curitiba.
“O evento vai abrir um diálogo com as empresas de tecnologia para ajudar a construir soluções que aprimoram o uso do transporte coletivo, uma das maiores demandas dos centros urbanos para a melhoria da mobilidade, com redução de emissões poluentes”, avalia a chefe da equipe do BID, Ana Beatriz Figueiredo.
A equipe do BID também visitou as instalações do Hipervisor Urbano, inaugurado em fevereiro. O banco é um dos parceiros do projeto, com financiamento de parte dos recursos para compra dos equipamentos.