Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Mobilidade

Bicicletas dão mais agilidade ao trabalho da Setran

A ação volante dos agentes da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) está mais ágil com o uso das bicicletas. Curitiba, 23/01/2012 Foto:Maurilio Cheli/SMCS

A ação volante dos agentes da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) está mais ágil com o uso das bicicletas. Na manhã desta segunda-feira (23), ao fazer uma conversão, um caminhão derrubou caixas de cerveja na esquina da Barão do Serro Azul com a Paula Gomes.

Em cerca de 5 minutos os agentes de trânsito, que estavam na ciclovia da Mariano Torres, chegaram até o local da ocorrência prontos para isolar o local e orientar os motoristas e pedestres.

"O trabalho de fiscalização na região central ganhou muita agilidade com a utilização das bicicletas. Os agentes chegam mais rápido, mesmo nos horários de pico, para orientar motoristas e pedestres", explicou o secretário municipal de Trânsito, Marcelo Araújo.

A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) completou nesta segunda-feira (23) uma semana de operação. A ciclopatrulha é uma das novidades no trabalho de  orientação e educação no trânsito, para que veículos, ciclistas e pedestres compartilhem as vias de forma harmônica e segura.

Por enquanto, quatro bicicletas são utilizadas no trabalho, nos turnos de manhã, tarde e noite. Nos próximos meses outras 16 bicicletas serão incorporadas ao trabalho da Setran.

Os agentes trabalham em duplas com as bicicletas e percorrem cerca de 8 a 10 quilômetros por dia. "A bicicleta tem acesso mais rápido a determinadas ocorrências", explicou o agente Fernando Cesar, ciclista há mais de 5 anos e integrante da ciclopatrulha. "Orientamos os ciclistas para que respeitem o Código Brasileiro de Trânsito. Que não andem pelas canaletas e onde não houver ciclovias que circulem pelo lado direito da via, perto do meio-fio", disse Fernando.

Aprovação - A população também aprovou o uso das bicicletas na fiscalização. "Foi uma excelente ideia. É mais fácil para os agentes se deslocarem e não polui o meio ambiente, pois não usam carros para chegarem aos locais", disse Pedro Luciano Gomes, que estava na Barão do Serro Azul e acompanhou o trabalho feito pelos agentes da Setran.

Os 400 agentes de trânsito da Setran participaram de treinamentos na área de educação de trânsito nesta primeira semana de trabalhos. "Todos os agentes estão passando por cursos de capacitação e requalificação, para que todos estejam em sintonia para que Curitiba tenha um trânsito cada vez mais ordenado e seguro", disse o diretor de Trânsito da Setran, Celso Mariano.