Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Diálogo

Beneficiários do IPMC podem solicitar revisão da aposentadoria ou pensão

Reunião de Negociação na Secretaria de Recursos Humanos, com os dirigentes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc). Curitiba, 06/06/2019. Foto: Levy Ferreira/SMCS

Servidores aposentados e pensionistas podem solicitar a revisão do cálculo da aposentadoria ou pensão, sempre que julgarem necessário. O alerta foi dado pela equipe da Prefeitura de Curitiba que recebeu, nesta quinta-feira (6/6), na Secretaria de Recursos Humanos, os dirigentes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc).

Coordenada pela diretora de Saúde Ocupacional, Maria de Lourdes D’Ávila (Teka), a reunião teve a participação da equipe técnica das secretarias de Recursos Humanos, do Governo Municipal e do IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba).

A representante do instituto, Thais Cecília Lozano Lima, informou que os aposentados e os pensionistas podem abrir o processo diretamente no IPMC. O tempo de resposta é variável, conforme a complexidade de cada pedido. O prazo de resposta é de no mínimo três meses e, conforme o caso, pode chegar a um ano, segundo ela.

A gerente de carreira do Departamento de Política de Pessoas da Secretaria de RH, Rosemari Buch, que também participou da reunião, esclareceu que o IPMC encaminha para a Secretaria de RH e a equipe do departamento verifica o histórico da evolução funcional.

“Nós consultamos qual seria o enquadramento, caso o servidor estivesse na ativa, de acordo com seu cargo, padrão e referência”, explicou.

Estas informações são repassadas ao IPMC para verificação do valor do benefício.

De acordo com a diretora da Secretaria de RH, nos casos de aposentadoria por invalidez, a perícia médica convoca os servidores para revisão anual, durante cinco anos após a concessão da aposentadoria. Ela acrescentou que as aposentadorias por invalidez integral ou proporcional, concedidas aos servidores, não podem ser inferiores a um salário mínimo.

Onde procurar

A pauta dos profissionais polivalentes tratou, entre outros temas, da capacitação dos trabalhadores. O chefe do Núcleo de RH, Marcio Kusunoki, ressaltou que os servidores podem procurar os articuladores na sua secretaria. Eles fazem a ponte entre a pasta e o Imap (Instituto Municipal de Administração Pública) para que o curso seja oferecido aos grupos de servidores.

Para identificar o articulador de cada secretaria, o servidor pode acessar o link http://aprendere.curitiba.pr.gov.br/cursos/pesquisarArticuladores

Exames periódicos

A diretora do Departamento de Saúde Ocupacional destacou para os representantes do Sismuc a importância de todos os servidores comparecerem aos exames periódicos.

“Na saúde ocupacional as responsabilidades são compartilhadas. Nós devemos oferecer os exames, os servidores devem se comprometer e comparecer, levando os exames complementares, quando solicitados”, disse ela.

Teka informou que as ausências aos exames, agendados a cada período que varia de um a três anos de acordo com o risco ocupacional, chegam a 30% do total de atendimentos.

Os representantes do Sismuc nesta reunião foram Fabiana Prado Caputti, Walli Wanessa Sass de Paula, Andre Luis Figel, Vitor Leme e Casturina da Silva Berquo.