Mais de 100 mulheres acompanhadas pelo projeto FAS para Elas movimentaram a sede da Fundação de Ação Social (FAS) nessa quarta-feira (22/10), durante o Bazar FAS Para Elas: Vestindo Sonhos – 2025. O evento ofereceu aproximadamente 2 mil peças de roupas e acessórios que puderam ser escolhidas pelas participantes.
Entre as peças disponíveis no bazar estavam vestidos, muitos deles de festa, blusas, sapatos, casacos, bolsas e outros itens cuidadosamente selecionados. As doações, feitas pela população ao Disque Solidariedade, foram organizadas em araras e mesas por categorias, para que cada participante pudesse escolher as peças de acordo com suas preferências e estilo pessoal.
A ação faz parte das atividades do FAS Para Elas e teve como foco a integração e socialização entre os grupos de toda a cidade, o incentivo ao autocuidado, o fortalecimento da autoestima e a promoção de práticas conscientes de consumo.
“Essa é mais uma ação proposta dentro do projeto. As mulheres devem se sentir felizes, bonitas e empoderadas para que superem suas vulnerabilidades e encontrem novas oportunidades de vida”, destacou Cintia Aumann, diretora de Proteção Social Básica (DPSB) da FAS.
Encantamento e alegria
O clima no bazar foi de alegria e encantamento. Muitas participantes se divertiram ao escolher e experimentar as roupas. A haitiana Loline Michel Jean Pierre, 49 anos, atendida pelo Cras Umbará, aprovou a experiência.
“Tá muito legal. Eu sou uma mulher que não costuma usar roupa curta, mas escolhi algumas. Peguei sapatos e vestidos também. Tá bem bonito”, contou Loline, que vive em Curitiba há seis anos e trabalha como costureira.
Já Margaret Raquel, 41 anos, dona de casa e atendida pelo Cras Vila Torres, aproveitou a oportunidade. “É uma chance única que a gente tem que aproveitar. Tá tudo lindo e maravilhoso, com muita roupa de boa qualidade. O que eu não consigo comprar no meu dia a dia, estou conseguindo ter aqui”, disse.
Para a estudante de enfermagem Caroline Lopes, 29 anos, do Cras Pinheirinho, a variedade foi o ponto alto. “Achei muito legal o que tá acontecendo hoje. Tem bastante roupa e variedade. Peguei peças para mim e para minha filha, que eu estava precisando”, contou.
Experiência transformadora
Criado no fim de 2021, o projeto FAS Para Elas busca promover a superação de vulnerabilidades sociais e o despertar de sonhos, talentos e novos projetos de vida, garantindo a participação ativa de cada mulher nesse processo.
A assistente social Adriana Becker, que trabalha no Centro de Referência de Assistência Social Umbará, define o trabalho como uma experiência transformadora. “É um reencontro com elas mesmas. Quando esse trabalho é feito com amor e alinhado com nossos propósitos do coração, não tem como dar errado”, afirmou.
Para Adriana, além de fortalecer a autoestima, o projeto também cria momentos de convivência e troca entre mulheres de diferentes origens e histórias.