As tratativas do município para a mudança da matriz energética da frota de transporte coletivo avançam com a nova missão do banco de desenvolvimento alemão Kreditanstalt Fur Wiederaufbau (KfW), nesta quinta-feira, 29/5, no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). O empréstimo de U$ 100 milhões será usado para aquisição de 84 veículos, principalmente biarticulados elétricos, para a frota do futuro Ligeirão Leste/Oeste e da linha Interbairros II, além de implantação de eletropostos públicos com infraestrutura de recarga e a instalação de 27 sistemas fotovoltaicos em equipamentos públicos.
O processo segue trâmites burocráticos para a aprovação pelo governo alemão e pela Câmara Municipal de Curitiba, para então ser encaminhado à aprovação pelo governo federal, antes da assinatura do contrato. Porém, as equipes técnicas da Prefeitura e do agente financiador mantêm os alinhamentos sobre condições, modelos de aquisição e impactos socioambientais do projeto.
“Temos um cronograma factível para chegarmos à assinatura do contrato até dezembro de 2026. Neste intervalo, vamos trabalhando os ajustes necessários para os requisitos exigidos pelo banco, além de conduzir a nova concessão do transporte coletivo”, explicou Ana Zornig Jayme, presidente do Ippuc.
Além do financiamento do KfW, Curitiba também terá recursos de R$ 380 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES), no âmbito do Novo PAC, para a compra de outros 54 veículos articulados elétricos para o Linha Direta Inter 2 e a implantação dois eletropostos junto a terminais da capital.
Técnicos do Ippuc, da Urbanização de Curitiba (Urbs), incluindo o presidente Ogeny Maia Neto, além de servidores da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e da Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag) participaram do encontro, que incluiu uma visita à fábrica da Volvo para conhecer o primeiro biarticulado elétrico do país e a avaliação dos terrenos indicados para a construção de dois eletropostos com financiamento alemão.
Entre as principais preocupações dos analistas do KfW está o alinhamento dos cronogramas simultâneos de todos os processos em andamento – duas operações de crédito e o modelo de negócio da nova concessão do transporte. “A equipe técnica da Prefeitura de Curitiba tem bastante expertise no planejamento, com estudos e dados robustos que dão segurança às análises”, avaliou Luiz Abalo, gerente de Portfolio para América Latina. Também participaram da missão pelo KfW Sebastian Ebert, especialista técnico para Brasil e Índia e Fabrício Pietrobelli, gerente de Projetos no Brasil.