O Bairro Novo da Caximba será palco, no próximo sábado (26/7), de uma ação ambiental que integra o programa Meio Milhão de Árvores, que visa plantar 500 mil árvores em Curitiba até 2028. A partir das 9 horas, na praça em frente às novas moradias do bairro, moradores, jovens e parceiros se reunirão para o plantio de 51 mudas nativas e um mutirão de limpeza.
A iniciativa é organizada pelo Escritório Local (ELO) da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), com apoio da ONG Sea Shepherd, e surgiu a partir do projeto Jovens Pelo Clima. Alunos da Escola Estadual Profª Maria Gai Grendel elaboraram placas de conscientização ambiental que serão exibidas durante o evento. Os participantes terão a oportunidade de criar novas placas no dia, para reforçar a importância da preservação ambiental.
A ação é fruto da mobilização dos próprios moradores do bairro, que manifestaram interesse em participar de uma iniciativa ambiental que beneficia a comunidade e o meio ambiente.
O projeto conta com o apoio da Sial, uma das construtoras responsáveis pelas obras no Caximba, e com a colaboração das secretarias municipais de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e de Meio Ambiente (SMMA). O plantio ocorrerá em uma área de preservação situada junto ao canteiro de obras.
O Jovens pelo Clima é coordenado pela Secretaria da Mulher e Igualdade Étnico-Racial, com execução da consultoria FOZ. Além disso, o projeto também conta com apoio da Secretaria Municipal de Saúde.
Uma nova ação similar está programada para o dia 8 de agosto, quando cerca de 100 mudas, cedidas pelo Horto Municipal, serão plantadas por estudantes do projeto Jovens Pelo Clima.
As obras do Projeto de Gestão de Risco Climático Bairro Novo da Caximba têm o financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), com apoio da Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag), na área ambiental e de obras, e da Cohab, na área social.