Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Começa nesta sexta

Avanço na construção do viaduto Curitiba-Pinhais muda o trânsito na região

O tráfego na Avenida Victor Ferreira do Amaral, no sentido Pinhais–Curitiba, será desviado para a marginal recém-implantada devido às obras do viaduto Curitiba-Pinhais. Curitiba, 25/09/2025. Foto: Isabella Mayer/SECOM

Duas importantes mudanças no trânsito serão feitas no Tarumã, no limite entre Curitiba e Pinhais, devido ao avanço das obras do Lote 4 (pacotes 3 e 4) do projeto Novo Inter 2. As alterações abrangem a Avenida Victor Ferreira do Amaral e a Rua Brasílio de Lara. 

Victor Ferreira do Amaral

A partir das 8h deste sábado (27/9), o tráfego na Avenida Victor Ferreira do Amaral, no sentido Pinhais-Curitiba, será desviado para a marginal recém-implantada. O desvio é necessário para liberar a pista principal, onde terão início os serviços de construção da estrutura de sustentação do novo viaduto.

Duas faixas da marginal estarão disponíveis para o tráfego e permanecerão assim até a conclusão da obra, prevista para setembro de 2026.

Na sequência, quando as pontes marginais estiverem concluídas, o tráfego será temporariamente absorvido por elas, permitindo a demolição da ponte existente e a continuidade da implantação do novo viaduto que vai modernizar e ampliar a ligação entre a Victor Ferreira do Amaral e a Rodovia João Leopoldo Jacomel.

Rua Brasílio de Lara

Outra alteração importante acontecerá na segunda-feira (29/9), às 9h, quando será implantado o bloqueio total da Rua Brasílio de Lara, no cruzamento com a Avenida Victor Ferreira do Amaral. A interrupção é necessária para serviços de escavação, recomposição do pavimento e ajustes de nível da via. 

A previsão é de que os trabalhos no local sigam até 30 de novembro. As condições climáticas podem interferir no cronograma.


Atenção, motorista

Em ambos os casos, os locais estarão sinalizados pela empresa responsável pela execução da obra. Os motoristas precisam ficar atentos aos desvios e se possível planejar sair mais cedo para evitar complicações. 

Embora alterem a rotina da região, os transtornos com as obras são temporários enquanto os benefícios com a modernização da infraestrutura da cidade serão duradouros.

Sugestão de desvios


  • Acesso do Cajuru ao Centro: pela Rua Paulo Kissula, onde será liberada a conversão à esquerda;.
  • Acesso ao Bairro Alto: rotatória e ruas Guilherme Weiss, 25 de Dezembro, Wanda dos S. Malmann, Iolanda T. Borba, Altonia e Santa Helena.
  • Acesso ao Capão da Imbuia e Cajuru: percurso inverso do trajeto ao Bairro Alto.
  • Acesso ao Centro: pela Rodovia João Leopoldo Jacomel ou pela Rua José Veríssimo até a Konrad Adenauer.

O início das intervenções e os bloqueios programados poderão ser revistos em função das condições climáticas.

Viaduto Curitiba–Pinhais

O novo viaduto terá 155 metros de extensão e 25 metros de largura, com três faixas de rolamento em cada sentido e duas pontes marginais sobre o Rio Atuba. A estrutura contará com retorno e rotatória estendida, substituindo o atual semáforo de cinco tempos da Victor Ferreira do Amaral. 

Novo Inter 2

O Novo Inter 2 beneficiará 181 mil passageiros diariamente. As obras, que ocorrem em diversas regiões da cidade, são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e gerenciadas pela Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag). O financiamento é realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Prefeitura de Curitiba.

PRO Curitiba

A intervenção faz parte do PRO Curitiba, programa que reúne R$ 6 bilhões em investimentos em obras estruturantes e sustentáveis para modernizar e preparar a cidade para o futuro. O programa é o maior da história da cidade e engloba mais R$ 6 bilhões em investimentos da gestão Eduardo Pimentel entre 2025 e 2028.