O prefeito Rafael Greca vistoriou, nesta quinta-feira (10/2), as obras do complexo que vai abrigar, sob o viaduto do Capanema, a Escola de Segurança Alimentar e Nutricional Patrícia Casillo. O nome é em homenagem à advogada paranaense que faleceu em janeiro deste ano. A inauguração está prevista para o mês de março.
“A ideia deste espaço é dar acesso à fartura da mesa curitibana aos mais vulneráveis. O complexo compreende uma Cozinha Experimental, Mesa Solidária e um Armazém da Família”, disse o prefeito.
São 661,66 m² de área construída, sob a coordenação do Departamento de Edificações da Secretaria Municipal de Obras Públicas, com o investimento de R$ 1.728.810,14. Com o novo complexo, a Prefeitura progride nas ações de qualificação da região da Rodoferroviária de Curitiba e do Mercado Municipal, além de fortalecer as estruturas de atendimento à população mais vulnerável.
O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, afirmou que assim como ocorreu com o trecho onde está o Restaurante Popular, o viaduto do Capanema vai ganhar mais uma obra que transforma um vazio urbano num equipamento a serviço da população que mais precisa.
"O Complexo de Segurança Alimentar do Capanema estará alinhado a diversos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU, como fome zero, saúde e bem-estar, redução do desperdício de alimentos e redução das desigualdades", salientou o secretário.
Armazém da Família
O Armazém da Família Capanema será o 35º equipamento do gênero administrado pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional na cidade. Os armazéns vendem alimentos e itens de higiene e limpeza em média 30% mais baratos que os mercados comuns.
Com 340 m² de área construída, o espaço contará com amplo ambiente para a comercialização dos produtos, sala para serviços administrativos, banheiros, vestiários e refeitório para os funcionários, área de recebimento de material e depósito.
Espaço Social
O Espaço Social Capanema possui área construída de 320 m². Terá cozinha e salão de refeições com 80 lugares para pessoas em situação de risco atendidas pelo Mesa Solidária, o programa da Prefeitura e parceiros para garantir alimentação de qualidade em lugares dignos a pessoas socialmente vulneráveis.
A previsão é que o Espaço Social do complexo do Capanema receba, diariamente, cerca de 500 pessoas, que terão acesso a café da manhã, almoço e jantar.
O local contará, logo na entrada, com pias para higienização das mãos, espaços para guarda-volumes, banheiros, área de serviço, área administrativa, vestiário para os funcionários, depósito de resíduos e casa de gás.