Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Educação

Automação garante agilidade aos processos internos de fluxo escolar

Prefeito Rafael Greca anuncia ao lado da secretária da Educação, Maria Silvia Bacila, do secretário de Recursos Humanos, Alexandre Jarschel e da coordenadora de projetos do ICI, Vanessa Maria Silva, o lançamento do Sistema de Fluxo Escolar (Sisfluxo). Curitiba, 08/08/2022. Foto: Pedro Ribas/SMCS

 

Mais agilidade e confiabilidade nos dados do fluxo escolar dos estudantes da rede municipal de ensino, em tempo real. Essa é a função do novo Sistema de Fluxo Escolar – SisFluxo, lançado nesta segunda-feira (8/8) pelo prefeito Rafael Greca.

“Este é mais um passo para atender curitibinhas e suas famílias. A necessidade de abertura de novas turmas, a capacidade da rede, o número de servidores necessários em cada escola, tudo isso fica mais rápido e fácil de ser controlado com essa nova ferramenta tecnológica”, anunciou o prefeito.

O sistema foi desenvolvido por equipes das secretarias da Educação e de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) e Instituto das Cidades Inteligentes (ICI). A novidade torna configuráveis os processos de fluxo para as 185 escolas e 230 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), o dimensionamento de turmas, a projeção de recursos humanos necessários.

A automação dos fluxos – que antes dependiam de e-mails e do Sistema Único do Protocolo (SUP) da Prefeitura – integra o plano de governo 2021-2024. Surgiu da necessidade de melhoria da organização administrativa interna da Secretaria Municipal da Educação para a distribuição de turmas e seu dimensionamento, em razão do número de estudantes, do espaço físico, de necessidade de recursos humanos e demais ações de logística para o funcionamento de cada escola ou CMEI.

“É a união da educação com a tecnologia da informação para melhor servir à população”, comentou o secretário de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Alexandre Jarschel de Oliveira.

“Curitiba merece esta inovação e desta maneira podemos entender melhor a nossa demanda a cada momento”, pontuou a secretária Municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Treinamento interno

O funcionamento do SisFluxo foi apresentado aos servidores da Educação durante uma reunião de trabalho no dia 1º de agosto, com a participação da secretária e dos superintendentes Andressa Pereira (Gestão Educacional) e Oséias Santos de Oliveira (Executivo).

Para o diretor do Departamento de Planejamento, Estrutura e Informações, Adriano Guzzoni, o novo sistema permite um trabalho mais organizado. “Não precisamos rastrear onde está determinado e-mail com informações ou telefonar em busca de detalhes. Os dados estarão todos diretamente no SisFluxo”, explicou.

Vanessa Silva, responsável pelo desenvolvimento do SisFluxo no ICI, destacou benefícios como agilidade e visualização do histórico de tramitação e configuração das atividades de fluxo e aviso de atividade pendente, entre outros.

“Foram mais de 1,5 mil horas de trabalho para desenvolver o SisFluxo, com apoio da TI, o que nos garante a confiabilidade dos dados”, disse a diretora do Departamento de Desenvolvimento Profissional, Estela Endlich.