Criar um mosaico é como montar um quebra-cabeças que ainda não tem uma figura desenhada. As peças vão se encaixando conforme a imaginação de seu criador.
Feitas com pastilhas de resina ou vidro, azulejo, porcelanas e até bolas de gude ou casca de ovo, as diferentes técnicas de montagem é que determinam o resultado.
Um dos locais em que inúmeras possibilidades dessa arte é ensinada é na Rua da Cidadania do Cajuru, com aulas às quintas-feiras. Para participar, o único pré-requisito é ter mais de 13 anos de idade. As mensalidades custam R$ 55.
A aposentada Marlene Lourenço, 67 anos, descobriu essa arte em outro ateliê, onde antes fazia aulas de pintura. Ao ver um artista compor um mosaico, resolveu trocar os pinceis pelas turquesas que dão formas às peças, que se encaixam umas às outras.
Quando outro ateliê deixou de oferecer as aulas, ela e a amiga Regina Ramos Pulcide, 63 anos, descobriram na Rua da Cidadania o novo refúgio para seguir criando as peças e aprendendo novas técnicas.
“Já fiz uma banqueta para minha sobrinha, faço várias lembranças para amigas e parentes, usando técnicas que aprendo aqui”, conta Marlene.
Ela fala que gosta muito de passar as tardes montando os mosaicos na Rua da Cidadania, onde encontrou o lugar ideal para seguir o aprendizado.
Ali, a professora Tania Maria dos Santos costuma instigar os alunos a usar a criatividade para novas soluções e não apenas seguir o convencional. Assim, Marlene finalizou, entre outros artigos, um porta-pano-de-prato em que as partes transparentes são feitas com um prato que havia se estilhaçado em sua casa. “Aprendi que tudo pode virar arte”, diz a aposentada.
A amiga Regina está finalizando um vaso com uma técnica mais tradicional, usando pastilhas de cerâmica, que vai se tornar um presente de aniversário. “O mosaico distrai a cabeça e é um ótimo artesanato”, fala.
Desenvolvimento cognitivo
Tania explica que a técnica do mosaico estimula diversos aspectos da atividade motora e mental e é aconselhada para todas as faixas etárias.
“Aprimoramos a coordenação motora final, mantemos a mente ativa, desenvolvemos o aprendizado da teoria das cores”, destaca a professora.
Ela conta que é uma arte que chama muito a atenção dos mais velhos, pela função terapêutica do artesanato. Nos mais jovens, desperta movimentos como cortar, encaixar, colar, montar e desmontar, menos praticados que antigamente por causas do uso de novas tecnologias.
“Sem contar o desenvolvimento da criatividade, visto que cada trabalho resulta em uma peça única, resultado da junção de peças personalizadas”, fala.
Serviço: aulas de mosaico
Local: Rua da Cidadania Cajuru (Avenida Prefeito Mauricio Fruet, 2.150)
Data: quintas-feiras (o curso será ministrado até 14/12)
Horário: das 9h às 11h e das 14h às 16h
Faixa etária: a partir de 13 anos
Mensalidade: R$ 55