Um encontro de gerações. Assim foi, nesta quarta-feira (9/2), a primeira aula da temporada 2022 do Laboratório de Danças Urbanas nos Bairros, que está acontecendo no auditório Tarcísio Meira do Teatro da Vila, na CIC – o mais novo espaço cultural público da cidade. Usando máscaras, cinco alunos compareceram à atividade, que é grátis, aberta ao público a partir de 7 anos e continua nas tardes das próximas quartas-feiras.
A dona-de-casa Magda Leminski foi a primeira a chegar. Mãe de uma adolescente de 13 anos, ela estava voltando das compras, no começo da semana, quando passou em frente ao teatro e viu o cartaz chamando para aprender a dançar hip-hop.
“Vi a chamada na porta desse lugar lindo e já fui me organizando. Acho que nunca é tarde pra gente começar alguma coisa, né? Quero muito aprender danças urbanas”, disse Magda, que preferiu fazer descalça a aula do professor Raphael Fernandes.
Estilo que toca
Um ano mais velha que a filha de Magda, a estudante Geovanna Nunes está voltando às aulas de Raphinha, apelido pelo qual o professor e coreógrafo é conhecido. “Estou aqui de novo porque é algo que me comove, me toca, acho que por causa da característica do movimento. Eu me vejo dançando quando vejo vídeos de coreografias”, explicou. A primeira temporada foi curta. Começou em novembro, logo após a inauguração do espaço cultural, e foi até dezembro.
Segundo o professor, a prática das danças urbanas está relacionada com a formação completa da pessoa. Isso porque engloba aquecimento físico, conhecimentos preparatórios teóricos e práticos que vão resultar nas coreografias que todo aluno quer executar. “Até técnicas circenses estão envolvidas”, conta ele, que identifica a solidificação da arte da dança como elemento auxiliar na superação da ansiedade criada pela pandemia do novo coronavírus.
Apesar de as atividades do Laboratório de Danças Urbanas já ter começado, é possível começar a participar. Basta ter a partir de 7 anos, fazer a inscrição na portaria do teatro e comparecer usando máscara corretamente colocada sobre o rosto, roupas e calçados confortáveis. A coordenação é do Núcleo Regional CIC da Fundação Cultural, com apoio do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac).
Serviço:
Hip-hop no Teatro da Vila
Aulas grátis
A partir de 7 anos
Todas as quartas-feiras
No Teatro da Vila (Rua Davi Xavier da Silva, 451, CIC)
É só chegar e se inscrever