Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Mais 60 de participantes

Atletas de 16 países chegam a Curitiba para a Copa do Mundo de Bocha Paralímpica

Copa do mundo de Bocha Paralímpica Curitiba 2025 World Boccia Pup. Curitiba, 13/08/2025 Foto: Levy Ferreira/SECOM

Texto: Henrique Giglio
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)

Curitiba recebe nesta semana um dos maiores eventos do calendário internacional da bocha paralímpica. Até a próxima segunda-feira (18/8), a cidade sedia a Curitiba 2025 World Boccia Cup, etapa oficial da Copa do Mundo de Bocha Paralímpica, com mais de 60 atletas de 16 países nas instalações da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), sede Neoville (R. Pedro Gusso, 2.601- CIC).

Com apoio da Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), as disputas da categoria individual vão até 15 de agosto, com jogos diários a partir das 9h30 da manhã. Já as competições de pares e equipes ocorrerão de 15 a 17 de agosto, com as finais e premiação no dia 17, às 18h.

Organizada pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (Ande), a etapa em Curitiba faz parte do circuito mundial sancionado pela World Boccia e soma pontos importantes para o ranking internacional da modalidade, que integra o programa oficial dos Jogos Paralímpicos.

“A realização de uma etapa da Copa do Mundo aqui em Curitiba reforça o protagonismo do país na bocha paralímpica mundial e proporciona uma experiência internacional para nossos atletas e para o público. Eu convido todos os curitibanos para conhecer esse esporte que é sensacional”, destacou Erinaldo Chagas, presidente da Ande.

Para o secretário Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Professor Euler, o evento é mais uma prova de que Curitiba é a Capital do Esporte, especialmente do paradesporto.

“Curitiba tem estrutura, público e tradição para receber eventos internacionais. A Copa do Mundo de Bocha Paralímpica valoriza nossos paratletas, inspira novas gerações e mostra que o esporte é para todos”, disse o secretário.

Prata da casa

Curitiba tem seu representante na competição, Eliseu dos Santos, que tem cinco medalhas paralímpicas e é um dos principais nomes do time Brasil. Ele treina na Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADPF), instituição apoiada pelo Programa de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba, e está feliz da vida por poder disputar uma competição tão importante em casa.

“Para mim, é muito gratificante poder competir em casa, representando minha equipe e diante dos meus conterrâneos que me apoiam”, afirmou Eliseu.  

Bocha paralímpica

A bocha é uma modalidade que abre portas para pessoas com grau severo de comprometimento motor ou múltiplo. Ela pode ser jogada individualmente, em duplas ou em equipes e é mista – homens e mulheres competem juntos e igualmente. Além de atletas com paralisia cerebral, podem participar pessoas com outras deficiências, desde que tenham o grau exigido e comprovado.

Segundo Alessandro Lantherbach, gerente de seleções da Ande, o Brasil é uma das mais fortes equipes do mundo, tanto que no primeiro dia de competições os brasileiros venceram as 12 partidas que disputaram.

“O Brasil é sempre um candidato forte a conquistar medalhas em qualquer modalidade e competição que participe. Nesta Copa do Mundo, nossa meta é alcançar cinco medalhas, incluindo, no mínimo, duas de ouro”, disse Alessandro.

Claro que o curitibano Eliseu do Santos quer a dele.

“Sempre buscamos a vitória, lutamos por medalhas e conquistas. Farei de tudo para ser campeão. Será muito emocionante, com a família, com minha equipe de Curitiba e com a seleção", concluiu o brasileiro.

Os gringos também querem suas medalhas, caso do português David Araujo, que disputa a categoria BC2. “Nessa competição tem atletas muito bons, uma competitividade elevada. Estou ansioso por continuar e dar o meu melhor para chegar ao mais longe possível”, disse o português.

Serviço 

Curitiba 2025 World Boccia Cup
Data: de 10 a 18 de agosto
Local: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Curitiba (Rua Pedro Gusso, 2.601- CIC)

Programação
Categoria Individual: até 15 de agosto — jogos diários a partir das 9h30
Pares e Equipes: de 15 a 18 de agosto, das 9h30 às 18h (finais e premiação no dia 17, às 18h)
Entrada: gratuita