Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Assuntos metropolitanos

Atletas amadores e profissionais participaram da Corrida das Nascentes

11ª Corrida das Nascentes que começa em Piraquara e teve término no Parque São Cristovão em Santa Felicidade em Curitiba. Foto Everson Bressan/SMCS

O sol brilhou forte neste domingo (20) e ajudou na realização da 11a Corrida de Revezamento e da 5a Volta Ciclística Nascentes do Iguaçu, provas que ocorrem simultaneamente e que são muito prestigiadas por atletas profissionais e amadores de Curitiba e Região Metropolitana.
 
Após 3 horas, 31 minutos e 56 segundos de muito esforço, o ciclista Daniel Azevedo Dalavali foi o primeiro a cruzar a linha de chegada no Bosque São Cristovão, no bairro Santa Felicidade (Curitiba), e sagrar-se campeão geral da prova. A largada aconteceu às 6h em frente da Prefeitura de Piraquara.

As provas de ciclismo e de corrida de revezamento tiveram 1740 atletas inscritos no total, sendo 106 equipes na corrida tradicional e cinco no quarteto. Para o ciclismo se inscreveram 272 atletas solo, 38 duplas e 25 equipes em quarteto. Os atletas percorreram um trajeto de 108 quilômetros passando por nove municípios da Região Metropolitana (Piraquara, Quatro Barras, Pinhais, Campina Grande do Sul, Bocaiúva do Sul, Colombo, Almirante Tamandaré, Campo Magro e Curitiba).

A premiação da prova foi feita pelo prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, pelos secretários municipais Valfrido Prado (Assuntos Metropolitanos) e Aluisio de Oliveira Dutra Júnior (Esporte, Lazer e Juventude) além do vereador Paulo Rink e do presidente da Federação Paranaense de Futebol, Hélio Cury.

“A prova requer uma organização bastante complexa, mas que conta com a boa vontade, empenho e muito trabalho dos nove municípios envolvidos que conseguem criar um belo evento. A prova é um desafio pessoal muito grande para qualquer atleta que queira encarar. Todo mundo que passar pelo pórtico de chegada e receber a medalha está de parabéns e tem a convicção que enfrentou a si mesmo numa prova de superação”, avaliou Dutra Júnior.

Desafio

A prova tem 108 quilômetros de extensão com largada em Piraquara e segue por caminhos que cortam áreas verdes, passando por estradas estaduais, vicinais e rurais, e que revelam aos participantes belíssimas paisagens formadas por plantações coloridas, mata fechada e os afluentes do Rio Iguaçu, como Piraquara, Irai, Palmital, Atuba, Barigui e Passaúna. 

O surpreendente visual que se deslumbra pelo caminho é o principal atrativo desta prova que já está consolidada no calendário esportivo da capital e RMC. “Essa prova representa a integração entre os municípios que é aquilo que buscamos e que temos como missão na nossa Secretaria. A prova tem crescido a cada ano e o pessoal tem acreditado bastante. Tem muita participação feminina, de atletas profissionais e amadores. É uma prova que já está consolidada no calendário esportivo”, comentou Valfrido Prado.

Para a organização das duas provas foi montado um grande aparato distribuído entre os 12 pontos de transição. Foram mais de 400 pessoas envolvidas entre funcionários das prefeituras dos municípios que integram o trajeto, policiais militares, policiais rodoviários e guardas municipais. Um almoço de confraternização entre os participantes no Bosque São Cristovão encerrou a atividade esportiva.