A ginasta curitibana Bárbara Domingos, atleta beneficiária do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba, conseguiu um feito inédito para a ginástica rítmica do Brasil. Nesta quinta-feira (28/10), Bárbara tornou-se a primeira brasileira a se classificar para uma final individual de um Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica. Em Kitakyushu, no Japão, a atleta somou 69,800 nos quatro aparelhos, 13ª nota entre as 18 finalistas do individual geral.
Depois de conseguir ótimas notas na bola e no arco, Bárbara Domingos teve desempenho semelhante nos outros dois aparelhos. Na fita, a curitibana teve 20.500, terminando em 14º lugar, enquanto nas maças ela foi a 17ª colocada geral, com a nota de 22.500. Desta forma, ela somou os 69.800 pontos que garantiram a classificação para a final do individual geral.
O melhor resultado anterior do Brasil no atual formato de competição havia sido obtido pela própria Bárbara, no Mundial de 2019, em Baku (Azerbaijão), quando conseguiu a 31ª posição.
Em toda a história da competição, a colocação mais avançada obtida por uma brasileira pertence a Inês Oliveira, no Mundial de 1975, em Madri (Espanha). Num sistema de pontuação diferente, com nota máxima de 10, ela somou 33,300, e conseguiu a 16ª posição no individual geral.
A final com Bárbara Domingos está programada para às 2h30 (horário de Brasília) da madrugada de sábado (30/10). As ginastas se apresentam uma única vez para a competição do individual geral, com as notas já valendo para a classificação final.
No Japão, Bárbara está acompanhada pela técnica Márcia Naves, do Clube AGIR Ginástica Rítmica, instituição também beneficiária do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte da Prefeitura.