Temas relativos às atividades dos auxiliares de serviços escolares, conhecidos como inspetores pela comunidade escolar, foram debatidos na tarde desta segunda-feira (11/12) em mais uma reunião com a participação dos representantes da Prefeitura de Curitiba e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc). O encontro foi realizado na sede da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), no São Francisco.
Os superintendentes de Gestão Educacional da Secretaria da Educação (SME), Andressa Woellner Duarte Pereira, e Executivo, Oséias Santos de Oliveira, a diretora do Departamento de Saúde Ocupacional da Smap, Fernanda Zwir, e o assessor da Superintendência de Gestão de Pessoal da Smap, Willian Koiti Lubke, representaram a Prefeitura.
A superintendente Andressa Woellner falou da importância da participação dos inspetores nas formações oferecidas. Ela recomendou que os profissionais da Educação sugiram temas para formação específica dos auxiliares de serviços escolares.
“Existem vários temas que envolvem os auxiliares de serviços escolares. Eles estão na linha de frente em diversas situações na escola – seja com a família, com as crianças e também com os professores. Como ex-diretora de escola, reconheço o papel dos auxiliares de serviços escolares. Eles sempre foram fundamentais”, enfatizou ela aos inspetores que participaram da reunião.
Cursos
Os representantes da Secretaria da Educação destacaram que os inspetores devem estar atentos à oferta de cursos pelo Portal Aprendere, pelo aplicativo Veredas Formativas e aos cursos oferecidos pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). A Educação se comprometeu a ampliar a divulgação, sempre que houver editais abertos a novas participações.
Andressa defendeu que a Semana de Estudos Pedagógicos seja um momento também importante para a capacitação dos auxiliares de serviços escolares. “Queremos envolver todos os segmentos da escola”, resumiu.
A superintendente propôs a discussão de uma pauta pedagógica em 2024 envolvendo os departamentos de Educação Infantil e de Ensino Fundamental e o Sindicato.
O superintendente Oséias Oliveira destacou que o próximo concurso público do município deverá ter vagas para a carreira de agente de apoio educacional, criada recentemente pelo Legislativo, conforme proposta do Executivo. Ele afirmou ainda que a Secretaria da Educação estuda a possibilidade de realizar processo seletivo simplificado (PSS) até que o concurso público seja realizado.
Ao abordarem a questão da tabela de gratificação aos profissionais lotados em escolas especiais, o assessor da Superintendência de Gestão de Pessoal da Smap, Willian Koiti Lubke, enfatizou a importância de o município atender o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal. Com a lei do Plano de Carreira, o valor passou a ser nominal (e não mais percentual), com base no valor pago em agosto de 2023.
A ata desta e das demais reuniões pode ser conferida no Portal do Servidor, no link Documentos da Negociação Sindical.