Ir para o conteúdo
Não perca!

Atividades de férias no Zoológico de Curitiba entram na reta final; crianças podem participar até domingo

Últimos dias da programação de férias do Zoológico de Curitiba. Curitiba, 28/01/2026. Foto: Isabella Mayer/SECOM

Os macacos-pregos residentes do Zoológico de Curitiba estão recebendo uma atenção especial no mês de janeiro com a programação de férias do Zoo. As atividades são gratuitas, sem necessidade de inscrição e vão até este domingo (1/2). 

Do início das atividades, em 2 de janeiro, até esta quinta-feira (29/1), 1.693 pessoas já participaram.

A iniciativa que tem movimentado a criançada tem o tema “Trilha dos desafios - participe e entenda por que macacos não são pets” e une brincadeiras e desafios com conscientização sobre cuidados com os primatas e outros animais silvestres. 

A coordenadora da Educação Ambiental do Zoo de Curitiba, Cláudia Bosa, explica que os desafios estimulam as habilidades motoras e cognitivas das crianças, como encaixar uma caneta numa garrafa, montar um quebra-cabeça, acertar bolinhas em um buraco e fazer polichinelos.

“As crianças vão resolvendo os desafios e junto com isso, recebendo informações que falam do papel ecológico dos animais silvestres lá na floresta, não na casa das pessoas”, explicou Cláudia.

OUÇA AQUI
Cláudia Bosa, coordenadora da Educação Ambiental

No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available

A inspiração do tema para a brincadeira veio com a chegada de 20 macacos-pregos resgatados de situações de tráfico ao Zoológico em 2025. 

“A ideia é sensibilizar sobre a compra de animais silvestres. As pessoas podem não ter maldade quando tem vontade de ter um animal em casa, mas para isso acabam contribuindo com o tráfico, então o que a gente quer é despertar nas pessoas um pouquinho de empatia”, disse a coordenadora.

OUÇA AQUI
Cláudia Bosa ,coordenadora da Educação Ambiental

No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available

Passeio divertido

A conscientização é feita com leveza para as crianças e os primatas, que podem ser observados no Zoo com uma luneta instalada ao lado do Centro de Educação Ambiental.  Para o Eduardo, de 6 anos, filho da nutricionista Edsandra Santiago, o Zoológico é um passeio obrigatório das férias, como contou a mãe. 

“É um passeio que tem que acontecer todas as férias, ele ama bichos e o passeio aqui, sempre que tem qualquer atividade ele quer participar e adorou o assunto da trilha do macaco e fez todas as estações da brincadeira, está dominando ali”, disse Edsandra.

OUÇA AQUI
Edsandra Santiago, nutricionista

No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available

Para Lorena Piasecki, de 8 anos, além de entender que nem todos os animais são pet, ela também aprendeu características curiosas sobre os macacos-pregos.

“Eu aprendi que os macacos não podem ser criados em casa, e que os que nascem no Brasil não comem banana”, contou a menina. A curiosidade é uma das apresentadas pela equipe do Centro de Educação Ambiental do Zoológico, e é explicada pela origem da fruta, que é asiática. A banana que conhecemos é cultivada para o consumo humano, e não é nativa do mesmo habitat que os macacos brasileiros, como o prego e o muriqui, e podem ser prejudiciais para sua saúde.

OUÇA AQUI
Lorena Piasecki

No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available

Sua mãe, a professora universitária Patrícia Regina Piasecki, aprovou a iniciativa da atividade de férias. “Eu acho excelente esse tipo de proposta, é uma forma de tirar as crianças de dentro de casa, aproveitar que o dia está bonito e evitar celular e tablet”, disse Patrícia.

OUÇA AQUI
Patrícia Piasecki, professora

No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available

Horários

As atividades de férias do Zoo acontecem pela manhã, das 10h30 às 11h30, e à tarde, das 13h30 às 15h, de terça a domingo. Aos domingos, a presença do Fifo e do Folheco, personagens da Família Folhas, está garantida, falando sobre proteção à fauna e sobre adoção responsável de animais. Em caso de chuva, as atividades são suspensas.

Além da programação de férias, os visitantes podem conhecer as exposições fixas, com curiosidades, amostras de esqueletos de animais e brincadeiras educativas do Centro de Educação Ambiental do Zoo de Curitiba.


Zoo de Curitiba

O Zoo é responsável pelo cuidado de mais de 1,8 mil animais que ficam na área de visitação. São cerca de 589 mil metros quadrados, com aproximadamente 165 recintos. Entre os animais, estão alguns de espécies nativas ameaçadas, inseridos em programas nacionais de conservação.

Mais de 70% dos animais do Zoo vieram de situações de intervenção humana (apreensões, tráfico, circos, maus-tratos) que impossibilitaram sua soltura na natureza. Hoje, recebidos pelo Centro de Apoio à Fauna Silvestre (Cafs), também encontram abrigo e cuidado na unidade de conservação do Alto Boqueirão.

Serviço

Zoológico de Curitiba
Endereço: Rua João Micheletto, 1.500 – Alto Boqueirão
Visitação: de terça a domingo, das 10h às 16h. Fechado às segundas-feiras para serviços de manutenção
Entrada gratuita