Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Educação

Atendimento de crianças nas férias garante tranquilidade para famílias

Colônia de férias no CMEI Vila Real, no Órleans. Curitiba, 07/01/2015 Foto:Cesar Brustolin/SMCS

O manobrista de veículos Clayton Roberto Vieira observa a ansiedade da filha Emily dos Santos Vieira ao ir para o CMEI Vila Real, no bairro Orleans, logo quando sai de casa pela manhã. Ela é uma das 1.249 crianças que estão participando de atividades de recreação em nove Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) por meio do atendimento especial de férias.

“Minha pequena não reclama nem para levantar cedo”, conta o manobrista. Assim como outros pais, ele não está em férias e não tem a possibilidade de ficar com as crianças em casa, ou deixá-las com parentes e amigos. Essa preocupação é amenizada pelo atendimento oferecido pela Prefeitura.

Oferecido pelo Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação, o atendimento é umas das ações da Secretaria para famílias que se encontram em regiões de vulnerabilidade social.

Deixar as crianças seguras e bem assistidas nesta época é uma grande preocupação das famílias, que se cadastraram no mês de novembro de 2014 para participar do atendimento neste período.

Glaucia Lopes da Silva leva todos os dias a pequena Penélope Lopes Ramos, de 5 anos, até o CMEI Vila Real. “Vejo que ela está aproveitando cada minuto, pois conta das atividades e dos colegas novos que conheceu”, disse Glaucia.

A proposta do atendimento especial de férias é também de interação entre as crianças, já que grande parte delas não se conhece. “Aliamos a diversão com atividades que desenvolvem o cognitivo e social das crianças. O brincar é integrado com diversas áreas, como teatro, músicas, dança, entre outros”, disse a diretora do Departamento de Educação Infantil, Maria da Glória Galeb.

Brincar

O roteiro de atividades para este mês de janeiro foi pensado há muito tempo, oferecendo experiências diferenciadas. “Elaboramos muitas atividades lúdicas, jogos e recreação, aproveitando também o clima quente deste período, que permite inclusive fazer atividades com água”, disse a coordenadora do atendimento especial de férias no CMEI Vila Real, Ângela do Rocio Lourenço.

Yasmin Rodrigues dos Santos, de 5 anos, aproveita cada minuto das brincadeiras. “Minha mãe está trabalhando agora e eu estou aqui, me divertindo muito com meus colegas novos”, disse Yasmin, que assim como Rodrigo Ferreira, da mesma idade, brincava no pátio aproveitando o clima quente e o ventinho agradável.

A professora da educação infantil Bárbara Distefano Rodrigues conta que a primeira semana é sempre a mais complicada para adaptação. “Nossa intenção é que eles aproveitem ao máximo o tempo aqui, por isso ajustamos nossa sequência de atividades com momentos que integrem as crianças, já que ficarão aqui só por um mês”, disse Bárbara.

O atendimento especial de férias acontece de 6 a 30 de janeiro. Confira os CMEIs com atendimento nas férias em cada uma das regionais:

Rosy T. Bially – Bairro Novo

Campo Alto – Boa Vista

São José Operário – Boqueirão

Hugo Peretti – CIC

Autódromo – Cajuru

Vila Torres – Matriz

Carlos Alberto – Portão

Dona Bertha – Pinheirinho

Vila Real – Santa Felicidade