Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Capacitação

Atendentes dos Espaços Empreendedor de Curitiba recebem treinamento sobre comércio ambulante e food truck

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação em parceria com a secretaria Municipal do Urbanismo, promove palestra sobre Comércio Ambulante, Food Truck e Atividades Econômicas, no Espaço Empreendedor do Sebrae. Curitiba, 29/08/2025. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

Nesta sexta-feira (29/8), atendentes dos Espaços Empreendedor de Curitiba participaram de um treinamento promovido pela Secretaria Municipal do Urbanismo na sede do Sebrae Paraná. O objetivo foi capacitar as equipes para atender com mais segurança as demandas da comunidade relacionadas ao comércio ambulante e aos food trucks.

Para o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, a atualização das informações é fundamental para garantir que os cidadãos recebam a orientação correta.

“O MEI, principalmente, tem muitas dúvidas. Com o atendente bem preparado, conseguimos oferecer informações seguras que ajudam não apenas na hora da formalização do negócio, mas também em todas as etapas do empreendedorismo. É assim que transformamos sonhos em realidade”, afirmou.

O treinamento foi conduzido pela diretora do Departamento de Uso do Solo da Secretaria do Urbanismo, Patrícia Monteiro. Ela explicou as diferenças entre comércio ambulante e food truck e destacou a importância de repassar esse conhecimento às equipes.

“É essencial que os atendentes tenham subsídios para orientar corretamente os cidadãos, já que estão na linha de frente desse atendimento”, ressaltou.

Patrícia lembrou que quem deseja trabalhar como ambulante pode atuar apenas como pessoa física. Já para operar um food truck é necessário ter empresa formalmente constituída. Além disso, há regras específicas sobre os espaços que podem ser ocupados na cidade.

O atendente do Espaço Empreendedor do Boqueirão, Luis Carlos Costa, participou da capacitação e reforçou a importância da iniciativa. “Essas dúvidas são muito comuns no dia a dia. Ter esse conhecimento atualizado nos permite atender melhor e ser uma referência para o cidadão que procura o Espaço Empreendedor”, disse.