Nesta terça (8/7) e quarta-feira (9/7), os atendentes dos Espaços do Empreendedor de Curitiba participam do curso Agentes de Crédito, no Sebrae/PR, no Prado Velho. A capacitação é um passo fundamental para que esses profissionais possam orientar micro e pequenos empreendedores da capital que buscam acesso a crédito nos espaços da Prefeitura.
A formação faz parte de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com a Fomento Paraná e o Sebrae/PR, que visa lançar um novo programa de crédito com condições mais acessíveis para fomentar o empreendedorismo local.
Prefeitura de Curitiba intensifica acolhimento a pessoas em situação de rua
Seis estações-tubo de Curitiba são desativadas para reforma; saiba quais
Semana da Economia dos Armazéns da Família de Curitiba traz tudo para um almoço gostoso
Para o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, o trabalho dos atendentes vai além do repasse de informações — trata-se de uma missão transformadora.
“Quando vocês atenderem um empresário, lembrem-se de que estão diante de alguém que só precisa de uma chance — uma chance para mudar a própria vida, transformar o Paraná e até o Brasil”, destacou o secretário.
Paulo Martins também reforçou que essa formação marca o início de uma nova fase para o desenvolvimento econômico da capital. “Nosso desafio é trabalhar pelo aumento da produtividade em Curitiba, que é uma cidade estratégica para o Brasil.”
O superintendente da secretaria, Bernardo Santoro, ressaltou o impacto social do projeto:
“É também uma forma de garantir dignidade a quem luta diariamente para manter um pequeno negócio, gerando emprego e renda. Ao incentivar o empreendedorismo, promovemos liberdade econômica. Esta capacitação é parte de um projeto mais amplo da secretaria para impulsionar os empreendedores curitibanos”, afirmou.
Transformando vidas com acesso à informação
Representando a Fomento Paraná, o diretor de Operações do Setor Privado, Renato Maçaneiro, lembrou que apoiar o empreendedorismo é uma forma eficaz de reduzir vulnerabilidades sociais.
“Muitos desses pequenos empresários sustentam famílias e ainda geram empregos. O papel dos agentes de crédito é transformar vidas por meio da informação — oferecendo orientação, acesso ao crédito e preparando o empreendedor para conquistar o valor de que precisa”, enfatizou.
Na ponta, quem faz a diferença
João Vitor Ferreira Max, atendente do Espaço Empreendedor de Santa Felicidade, já está se preparando para atuar nessa linha de frente. Ele está entre os participantes da capacitação e reforça a importância de estar bem informado sobre as opções de crédito.
“Esse conhecimento vai ser essencial para o meu trabalho. Saber identificar o perfil de quem tem potencial para acessar crédito e ajudá-lo no processo pode transformar vidas”, afirmou.
João Vitor relata que é comum atender costureiras que buscam financiamento para comprar máquinas modernas ou pessoas iniciando um novo negócio. “O crédito muitas vezes é o empurrão que a pessoa precisa para crescer. Passar a informação correta faz toda a diferença.”