Um novo semáforo está sendo implantado na Avenida Toaldo Túlio, na confluência das ruas José Risseto e Boltolo Paulin, no bairro Santa Felicidade. O equipamento vai melhorar a fluidez de trânsito e a travessia dos pedestres em um trecho onde há muita conversão e grande movimento de veículos.
Nos horários de trânsito intenso, a média de circulação é de 1.500 veículos por hora no cruzamento.
A instalação do semáforo era uma reivindicação dos moradores e frequentadores do bairro. Foi eleita no ano passado, como a primeira de cinco principais demandas da região, apresentadas durante o programa Fala Curitiba, que ouve à população em audiências públicas para levantar as prioridades dos bairros e incorporá-las ao orçamento municipal do ano seguinte.
Alerta
Os motoristas e pedestres devem ficar atentos às mudanças que irão ocorrer na região. O semáforo já foi implantado pela Superintendência Municipal de Trânsito (Setran), mas por enquanto está funcionando em alerta, somente com luzes amarelas piscando, para sinalizar aos motoristas a presença do novo equipamento. A previsão é que seja ligado nas próximas semanas.
Equipes do Distrito de Manutenção Urbana da Administração Regional de Santa Felicidade estão trabalhando na remoção da travessia elevada, até então usada para induzir a redução da velocidade dos motoristas e garantir a segurança na travessia dos pedestres. Agentes da Setran estão no local para orientar o trânsito durante as obras.
“É uma medida que deixará o trânsito na região mais seguro e que atende à vontade dos moradores que foram participativos na indicação das prioridades para os bairros da nossa regional”, diz a administradora regional de Santa Felicidade, Simone Chagas Lima.
Os moradores e comerciantes da região comemoram o novo semáforo, mesmo antes do início da operação do equipamento. O casal Nilson e Raquel Gruski, proprietários de uma frutaria na rua contam que estavam cansados de presenciar acidentes no cruzamento.
“Os motoristas não respeitavam a travessia elevada então atropelamentos e colisões eram frequentes. Esperamos que com o semáforo resolva o problema, além de organizar o fluxo dos veículos”, diz Nilson.
Campina do Siqueira
Também partiu dos moradores ao longo das audiências públicas a implantação de outro semáforo na regional. O equipamento na esquina das ruas Monsenhor Ivo Zanlorenzi e Hugo Kinzelmann, no Campina do Siqueira, está em funcionamento desde o ano passado.
Novos semáforos
Solicitações para implantação dos semáforos devem ser feitas pelo telefone 156 da Prefeitura de Curitiba, mas a Setran faz uma avaliação da necessidade e também do impacto que uma instalação pode gerar na região.
O diretor de planejamento e operações da Setran, Pedro Darci da Silva Júnior, explica que a instalação de um semáforo se dá pelo fluxo de veículos em determinada região, além de outros fatores que devem ser estudados antes de uma instalação.