Com a presença do prefeito da capital do Estado, Eduardo Pimentel, e do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) realizou nesta terça-feira (2/12), em Araucária, sua última reunião deste ano. Na pauta principal estavam as etapas dos Planos de Manejo das APAs (Áreas de Proteção Ambiental) da Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
"Enfrentamos desafios em conjunto e isso faz toda diferença para nós. A união de todos os municípios da Região Metropolitana nos impulsiona e avançamos com integração", afirmou o prefeito.
"Contem com Curitiba para toda pauta municipalista", completou Pimentel, ao lado do presidente da Assomec e prefeito de Colombo, Helder Lazarotto.
“O prefeito de Curitiba sempre buscou a integração metropolitana com ações concretas, isso nos fortalece”, comentou Lazarotto.
O governador Ratinho Júnior agradeceu a parceria com os municípios.
“Estamos num bom momento entre Estado e municípios, os prefeitos estão nos ajudando a tocar muitos projetos, como nas áreas de pavimentação e as obras nos Contorno Sul e Norte, que beneficiam a região metropolitana”, disse o governador.
O superintendente da Secretaria para o Desenvolvimento da Região Metropolitana, Márcio Barros, destacou que este foi um ano de muito trabalho e muitos avanços para a RMC, com foco no turismo e ações integradas e destaque para a adesão da capital do Estado ao Consórcio Metropolitano de Serviços do Paraná (Comesp), que abre novas possibilidades de comércio.
Com 29 municípios e uma população de 3,7 milhões de pessoas, a RMC é a 8ª região metropolitana mais populosa do País, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Também é a segunda maior região metropolitana do país em extensão, com 16.581,21km², atrás de Manaus (AM).
A associação
A Assomec tem o objetivo de integrar os 29 municípios nas áreas do transporte, saúde, projetos e educação, defendendo interesses comuns dos associados. Foi criada em consequência da Lei Complementar n°14/1973, que criou a RMC. Em atividade desde a década de 1970, a Assomec reúne os 29 municípios da Região Metropolitana de Curitiba: Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo do Tenente, Campo Largo, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Contenda, Curitiba, Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Lapa, Mandirituba, Piên, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Rio Branco do Sul, Rio Negro, São José dos Pinhais, Quitandinha, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná.
Autoridades presentes
Participaram do encontro, também, o secretário de Governo de Curitiba, Marcelo Fachinello; o secretário de Estado da Administração e Previdência, Luizão Goulart; o secretário de Estado das Cidades, Guto Silva; o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; o prefeito de Araucária e anfitrião do evento, Gustavo Botogoski; a prefeita de Rio Branco do Sul e presidente do Comesp, Karime Fayad; o presidente da Sanepar, Wilson Bley Lipski; e o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Marcel Micheletto, além de prefeitos e vices da Região Metropolitana.