Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Eixo Oeste-Norte

Asfalto novo na Domingos Antônio Moro, no Pilarzinho

Obras de construção das novas calçadas na rua Domingos Antônio Moro, no Pilarzinho. Curitiba, 17/10/2011 Foto: Valdecir Galor/SMCS

A rua Domingos Antônio Moro, no Pilarzinho, que era de antipó, ganhou asfalto definitivo. As equipes contratadas pela Prefeitura de Curitiba colocaram a primeira camada de pavimento na rua, que ainda receberá mais uma camada com sete centímetros de asfalto.

A construção do novo pavimento faz parte das melhorias viárias e de mobilidade prevista para eixo formado pela avenida Fredolin Wolf, São Salvador e Saturnino Miranda.

“A Prefeitura está trabalhando para concluir as obras do eixo Oeste-Norte, que vai se interligar com a rua Toaldo Tulio, formando uma ligação entre os bairros Orleans e o São Lourenço”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Mario Tookuni.

Na revitalização da Fredolin Wolf, a Prefeitura está investindo R$ 17,9 milhões e utiliza recursos municipais e do programa Pró-Cidades (Programa Integrado de Desenvolvimento Social e Urbano), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Calçadas - Na rua Domingos Antônio Moro e Fredolin Wolf, as equipes contratadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas estão colocando meios-fios e construindo as novas calçadas, que vão trazer mais segurança aos pedestres.

Ao longo do eixo formado pelas ruas Fredolin Wolf, Domingos Antônio Moro, São Salvador e Saturnino Miranda, a Prefeitura está construindo 15 quilômetros lineares de calçadas e ciclovias.

As calçadas irão receber uma nova iluminação, o que trará mais segurança aos pedestres. Os novos postes usam sistema diferenciado que distribui a luminosidade, eliminando pontos escuros nas ruas. Outra vantagem é o uso de lâmpadas de vapor metálico, que dão mais visibilidade durante a noite, proporcionando maior sensação de segurança.

O novo sistema de iluminação prevê a colocação de três tipos diferentes de luminárias na rua. Uma luminária de alto rendimento com lâmpada mais potente – de 250 watts – está sendo colocada nos postes de energia elétrica, direcionado a luz para a rua e o calçamento. Outra luminária será colocada no mesmo poste, mas com lâmpadas de 100 watts, direcionadas apenas para as calçadas.

Ao todo, serão recuperados 7,5 quilômetros de ruas, entre a Fredolin Wolf, Domingos Antônio Moro, São Salvador e Saturnino Miranda. Nesta obra, estão sendo instaladas novas galerias pluviais e caixas de captação, num trabalho que vai beneficiar 80 mil pessoas que moram nos bairros de Santa Felicidade, São João e Pilarzinho. Também estão sendo feitas obras de construção de calçadas, asfalto, iluminação pública, sinalização e paisagismo.