Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Meio Ambiente

Árvores invasoras são removidas do São Lourenço

Prefeitura está removendo árvores exóticas invasoras do parque São Lourenço, que causam danos ao meio ambiente. Curitiba, 20/10/2009 Foto: Valdecir Galor/SMCS

A Prefeitura de Curitiba está removendo árvores exóticas invasoras do parque São Lourenço, que causam danos ao meio ambiente. A retirada será gradativa. Nesta etapa, que vai até esta quinta-feira (22), serão retiradas 20 árvores das cerca de 160 identificadas dentro do parque. A remoção segue as diretrizes do Plano de Manejo do parque, documento que detalha as regras de uso e preservação dos parques.

Para cada árvore exótica invasora serão plantadas cinco mudas de espécies nativas da região. O plantio será feito em parceria com alunos de escolas do entorno do parque, com apoio da Associação de Amigos do Parque São Lourenço (AMA-São Lourenço), em novembro próximo.

A Secretaria do Meio Ambiente selecionou frutíferas para o plantio,como Araçá, Ariticum, Pitanga, Ingá, Ipês, Vacum, Pinheiro-Bravo e Branquilho. No total, o parque vai ganhar 800 árvores nativas, que serão plantadas gradativamente, conforme as exóticas forem sendo removidas.

A maioria das árvores invasoras que estão sendo removidas é da espécie Pau-Incenso. Pinus e Alfeneiro também estão na lista. A Secretaria do Meio Ambiente aproveitou para remover do parque uma araucária que estava apodrecida e com risco de queda.

Segundo a engenheira florestal da Secretaria do Meio Ambiente Valquíria Pizatto, o grau de contaminação das espécies invasoras é tão grande, que brotos já são vistos também fora do parque. "A capacidade de invasão dessas espécies é assustadora. A remoção é a única forma de controle", diz Valquíria.

As plantas exóticas invasoras se multiplicam rapidamente, ocupando espaços da vegetação nativa. Essas espécies invasoras quebram ciclos ecológicos naturais. A substituição gradativa dá à cidade a oportunidade para contribuir com a restauração ambiental das áreas naturais de floresta com araucária ao redor da cidade.