Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Raízes

Artista da CIC, Paulo Auma cria painel para nova Fazenda Urbana de Curitiba

Artista da CIC, Paulo Alma cria painel para nova Fazenda Urbana de Curitiba. Foto: Ricardo Marajó/SECOM

Entre alfaces, cenouras e repolhos, pincéis e tintas do artista visual Paulo Auma dão mais colorido à Fazenda Urbana da CIC, que será inaugurada em outubro pelo prefeito Eduardo Pimentel. Contratado pela Fundação Cultural de Curitiba em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, ele está pintando as paredes laterais do mirante localizado no meio dos canteiros de hortaliças, com vista para o Parque dos Tropeiros. 

Criado na CIC, Paulo buscou inspiração na comunidade e nas raízes da região. “Muitas pessoas que moram aqui têm lembranças da roça, da vida no sítio, como é o caso da minha mãe, e eu quis trazer um pouco dessa memória para o painel”, contou o artista.

O pedido do mural partiu da SMSAN, responsável pela Fazenda Urbana, que orientou o artista sobre tema. Com base no pedido e na história familiar, o artista valoriza a agricultura urbana ao retratar cenas de plantio, cuidado e colheita.


No preview available
No preview available
No preview available


No painel, Paulo agregou a biodiversidade com frutas, pássaros e abelhas nativas. A figura central do agricultor simboliza a ancestralidade ligada à terra.

Credenciamento de artistas

O mural na Fazenda Urbana é resultado direto do credenciamento da FCC, mecanismo que permite a contratação de profissionais de diferentes linguagens artísticas para projetos especiais realizados pela Prefeitura de Curitiba.

“Assim como nas montagens de espetáculos de Natal ou apresentações musicais, quando precisamos de um trabalho de grafite recorremos ao banco de credenciados. Hoje, ainda temos poucos artistas cadastrados nessa linguagem e a ideia é ter vários”, explica Roberto Alves dos Santos Júnior, coordenador de Hip-Hop da FCC.

Neste ano, a linguagem Hip-Hop ganhou mais protagonismo dentro da Fundação Cultural, com a criação de uma coordenadoria exclusiva para tratar das ações relacionadas ao movimento.