Quem visitar a tradicional Feira de Inverno da Praça Osório, no Centro de Curitiba, encontrará mais do que produtos típicos da estação. Na barraca nº 25, logo na entrada da feira pela Travessa Jesuíno Marcondes, estão os trabalhos das artesãs do projeto Vitrine dos Sonhos, desenvolvido pela Fundação de Ação Social (FAS).
O espaço reúne uma variedade de produtos feitos à mão, voltados especialmente para o inverno. Entre os itens, há toucas, luvas, golas, cachecóis, bolsas, paninhos de boca para bebês, tudo produzido com cuidado e talento por seis artesãs que participam do projeto neste ano.
Expectativa de vendas
Uma das participantes é Noeli Fátima Pereira, que há 15 anos integra o Vitrine dos Sonhos. Embora seja especialista na produção de artigos feitos em feltro, como fantoches e livros, nesta época ela concentra a produção em acessórios de inverno.
“As vendas estão boas por causa do frio. A expectativa é superar o movimento da Feira de Páscoa”, afirma Noeli. “Atendemos muitas pessoas que trabalham por aqui e também turistas que conhecem o Centro da cidade.”
Além da Feira de Inverno, Noeli vende seus artesanatos aos domingos na Feira do Largo da Ordem, na Praça Garibaldi. Para ela, o projeto foi um divisor de águas. “Eu era dona de casa e fui até o Cras Vila Nossa Senhora da Luz por causa de um problema de saúde da minha filha. Lá me indicaram um curso e entrei no projeto. O artesanato não gera muita renda, mas consigo tirar dinheiro para comprar minhas coisas e não preciso pedir para o marido.”
Projeto que transforma
Criado para valorizar o talento e promover autonomia financeira de mulheres em situação de vulnerabilidade social, o Vitrine dos Sonhos é uma iniciativa da FAS que oferece capacitação, apoio e oportunidade de comercialização.
“Participar de feiras como essa é uma das formas de colocar em prática o que aprenderam e aumentar as chances de renda, além de reforçar a autoestima e o senso de pertencimento dessas mulheres”, explica o presidente da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues.
Feira de Inverno
A Feira de Inverno da Praça Osório começou no último dia 12 e segue até 20 de julho, com funcionamento de segunda a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos, das 14h às 20h.
Ao todo, a feira conta com 66 barracas, sendo 26 dedicadas ao artesanato e 25 à gastronomia, além de estandes de quentão, pinhão cozido, mel, turismo e projetos da Prefeitura de Curitiba e da Região Metropolitana. A Praça Santos Andrade também conta com seis barracas, três de artesanato e três de comidas típicas.